Vôlei | Olimpíada Todo Dia | 13/08/2020 11h09

Champions League de Vôlei anuncia times e formato

Compartilhe:

A CEV (Confederação Europeia de Vôlei) anunciou nesta quinta (13) o formato da Champions League de vôlei masculina e feminina da temporada. No masculino, o Brasil será representado por alguns atletas como Leal e Lucarelli. Já entre as mulheres Natália e Gabi comandam a participação brasileira.

Por conta da pandemia, a entidade permitiu que os países inscrevessem uma equipe a mais do que as quantidade previamente classificada.

Formato novo
Além da maior quantidade de equipes por país autorizada pela CEV, a Champions League de vôlei terá um formato um pouco diferente. Dos 36 times participantes no masculino, 18 já estão garantidos na fase de grupos, entre eles o último campeão Civitanova, de Leal, e o Tours VB, de Renan Buiatti, Aracaju e Petrus.

A outra metade começa a participação na Champions League da seguinte forma. No dia 22 de agosto as 18 equipes serão divididas, através de sorteio, em seis grupos de três times. Cada uma organizará uma rodada como mandante, em que todos da chave se enfrentam, e os campeões de cada grupo avançam. O Trentino, de Lucarelli, participa já nesta fase.

Os seis classificados para a fase seguinte da Champions League de Vôlei masculino serão divididos em chaves com três equipes, com o mesmo formato de disputa. Os campeões dessas duas chaves avançam e se juntam aos 18 já garantidos na fase de grupos, chegando aos 20 participantes.

A edição de 2021 da Champions League masculina começará a ser disputada em 22 a 24 de setembro, com a primeira das três rodadas da 1ª fase classificatória entre os times.

Formato diferente no feminino
Já entre as mulheres a CEV oficializou um formato diferente da disputa. Para a Champions League de vôlei feminino 17 equipes estão aguardando o início da fase de grupos, entre elas o VakifBank de Gabi. Com isso os times das etapas preliminares disputam as últimas três vagas remanescentes.

Doze equipes entram nas fases prévias da Champions League de vôlei feminino. Nesta fase, o Brasil terá como representante a ponteira Natália, recém chegada ao Dínamo Moscou.

Entre as mulheres, a CEV definiu que será jogada uma disputa eliminatória direta, com os times atuando um jogo em casa e um jogo fora. Na primeira delas, seis representantes se classificam e seguem na disputa.

Já na segunda fase eliminatória, três times se classificam e se somam aos 17 já citados para formar a fase de grupos da competição com 20 equipes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS