Vôlei | Da redação | 26/06/2005 15h41

Brasil vence o Japão e se classifica para as finais

Compartilhe:

Mais uma partida contra o Japão, mais um passeio da seleção brasileira masculina de vôlei no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Neste domingo, em partida válida pela quinta semana de disputa da Liga Mundial 2005, a equipe do técnico Bernardinho não teve dificuldade para, a exemplo do jogo de ontem, superar a equipe oriental por 3 sets a 0. Desta vez, as parciais foram de 25/20, 25/16 e 25/23, em 1h11.

Com o resultado, o Brasil chegou aos 19 pontos e garantiu, por antecipação, uma vaga na fase final da competição, na Sérvia e Montenegro, de 8 a 10 de julho. A equipe brasileira foi beneficiada pela derrota de Portugal para a Venezuela por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/22 e 25/19.

Para a segunda partida, Bernardinho escalou o time com uma novidade no meio-de-rede: Henrique no lugar de Rodrigão. Bem no bloqueio e forte no ataque, o Brasil não teve dificuldade para se impor desde o início. Ao Japão, restava se equilibrar em uma defesa consistente e nos ataques de "Kalé" Sugiyama, o brasileiro naturalizado japonês. Mesmo assim o Brasil não teve dificuldade para fechar em 25/20 em um ataque de Dante.

No segundo set, a história se repetiu e o Brasil venceu por 25/16. Os japoneses vibravam a cada ponto marcado, mas não tiveram muitas oportunidades, já que até o segundo tempo técnico, marcaram apenas nove (16/9). O destaque da vitória brasileira no set e no jogo foi Dante, maior pontuador de ambos, com seis e 14 pontos, respectivamente.

No terceiro set, o Brasil relaxou e o Japão cresceu. O set foi o mais equilibrado, mas no fim acabou pesando a maior experiência dos campeões olímpicos: 25/23, set fechado em um erro de saque de Kalé.

"O time começou concentrado, mas acabou cometendo alguns erros. As falhas no saque não me preocupam, pois temos de voltar a arriscar e forçar, mas fomos bloqueados em situações em que não precisaríamos. Os japoneses mais uma vez defenderam bolas espetaculares e tivemos de ter paciência. Trabalhamos forte na véspera da partida e cheguei a temer um desgaste dos jogadores. Mas eles se saíram bem e é importante que enfrentem situações de dificuldade", analisa Bernardinho.

O treinador brasileiro classificou como "regular mais para bom" o momento da seleção masculina. "Mostramos evolução durante a semana. Dou nota sete para o time no primeiro jogo contra o Japão e seis no segundo", diz Bernardinho, que analisou a participação do meio-de-rede Henrique. "Ele foi bem, mas não foi excepcional. Tem um saque bom, mas ainda é irregular. Precisa ganahr mais confiança, pois seu ataque é rápido mais está um pouco baixo", finaliza.

Para Tatsuya Ueta, técnico do Japão, sua equipe aprendeu bastante nos dois jogos que fez contra o Brasil. "Na primeira partida, entramos assustados e não jogamos bem. Conversei sobre motivação com os jogadores e nesta partida fomos melhor. Enfrentar o Brasil sempre traz lições. É um time veloz e forte", elogia Ueta, que espera um melhor desempenho de sua equipe na próxima rodada, contra Portugal. "Só posso esperar duas vitórias", finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS