Triathlon | Da redação | 25/02/2005 19h33

HCor dará palestra aos participantes do 14º Triathlon de Santos

Compartilhe:

O Sport Check-up, do Hospital do Coração, irá participar neste domingo do 14º Triathlon Internacional de Santos (SP), que irá contar com cerca de mil competidores na cidade do litoral paulista. O hospital ficará responsável por realizar uma palestra a todos os participantes, ministrada pela Dra. Ana Lúcia de Sá Pinto, coordenadora clínica do Sport Check-up, e pelo Dr. Hélio Raia, responsável pelo departamento comercial do HCor e do Sport Check-up, na véspera do evento, no Clube Sírio Libanês. Além disso, o HCor irá premiar os dois primeiros colocados na categoria amador (masculino e feminino) com um check-up completo.
 
Os dois médicos tratarão de assuntos diferentes, mas com ênfase na saúde e prevenção dos competidores, já que o triathlon é um esporte que exige muita disposição e perfeita forma física, além de se estar com a saúde em dia. Ana Lúcia falará sobre as razões e motivos para que o atleta faça esse tipo de check-up, focado na Medicina Preventiva e na Medicina do Esporte; já Hélio Raia fará uma apresentação sobre como é a sua execução, preço e aspectos comerciais do Sport Check-up.
 
O assunto ganhou destaque entre os organizadores da competição porque a cada dia existe uma preocupação maior em se prevenir lesões e problemas de saúde em esportistas profissionais e amadores, e esta é basicamente a filosofia do Sport Check-up, uma bateria de exames capaz de detectar lesões e outros problemas.
 
A Dra. Ana Lúcia explica que nesta modalidade, por mais curtos que sejam os trajetos, as provas são longas, e por isso existe uma grande preocupação com o condicionamento cardiovascular, e enfatiza que é muito importante que eles tenham uma dieta balanceada porque precisam estar sempre muito bem nutridos. "Durante o treinamento, eles correm mais risco de ter lesão muscular, por causa do grande volume de exercícios. Na prova, o grande problema é a hidratação. Repor calorias, sódio e potássio é fundamental. Deve-se também se tomar bastante cuidado com a temperatura. Nas provas dentro da água, por exemplo, corre-se o risco de hipotermia; já nas provas de corrida, geralmente sob muito calor, eles devem se preocupar sempre com a hidratação, usar roupas leves e beber bastante líquido."
 
Recentemente, casos de morte súbita ocorridas com triathletas assustaram competidores no mundo todo e, por isso, existe a necessidade de se prevenir. Quanto à saúde do coração, a médica adianta que no triathlon podem existir dois tipos de casos de morte súbita, por arritmia cardíaca e pelo que os médicos chamam de "doença do calor". "Há a morte súbita por problemas cardíacos e aquela causada pela aclimatação, que pode provocar uma parada cardíaca devido ao forte calor, comum neste tipo de prova, e é por isso que todo o atleta deve ter um controle de sua saúde para saber os riscos que pode correr", esclareceu.
 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS