Triathlon | Da redação | 30/05/2005 17h07

Colucci é o melhor brasileiro no Ironman Brasil Telecom

Compartilhe:

O paulista Reinaldo Colucci, de apenas 19 anos, foi o melhor brasileiro no Ironman Brasil Telecom, a maior prova de triathlon da América Latina disputada neste domingo na praia de Jurerê, em Florianópolis (SC). Colucci (Brasil Telecom/Reebok) terminou em quarto lugar na classificação geral. É a segunda vez consecutiva que o triatleta consegue o melhor resultado para o Brasil - no ano passado, primeira participação dele no Ironman, terminou em oitavo. O alemão Olaf Sabatschus venceu pela segunda vez a prova (a primeira vitória foi em 2004).

A largada da competição foi dada pela presidente da Brasil Telecom, Carla Cico, por volta das 7 horas. Os 1.172 participantes de 41 países caíram no mar para enfrentar 3.800 metros de natação. Depois de quase uma hora de prova, pegaram as bicicletas para mais 180 quilômetros e finalmente chegaram os 42 km de corrida - a distância de uma maratona. O sol estava forte, mas os triatletas fizeram jus o nome da competição: "homem de ferro".

"Não tinha treinado para provas de longa distância, mas as pessoas gritavam tanto o meu nome no meio do caminho que eu não podia decepcioná-las. A emoção era muito grande e esse melhor resultado do Brasil eu dedico a todos de Florianópolis", disse Reinaldo Colucci depois de cruzar a linha de chegada com a bandeira do Brasil nas mãos. E a ajuda da torcida brasileira foi fundamental. \"Dei uma quebrada no ritmo entre os quilômetros 25 e 35 da corrida e neste momento o apoio das pessoas foi bastante importante\".

Reinaldo Colucci, no entanto, disse que não pensa, pelo menos no momento, em se dedicar a provas de longa distância. \"Tenho treinado bastante para o triathlon olímpico, que é menor. Meu sonho é disputar os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, em 2007. É uma oportunidade ímpar na minha vida, já que o meu país talvez não venha a sediar outro evento deste porte durante a minha carreira\", disse.

No feminino, a brasileira Sílvia Fusco, que correu a competição com patrocínio da Brasil Telecom, terminou em quarto lugar. A norte-americana Joanna Zeiger foi a primeira colocada. O amputado Rivaldo Martins, que corre com prótese numa das pernas, e Alexandre Ribeiro, ambos patrocinados pela Brasil Telecom, também terminaram a competição.

Os cinco melhores
Masculino
1. Olaf Sabatschus (Alemanha) - 8h50min56
2. Oscar Galindez (Argentina) - 9h00min02
3. Christian Bustos (Chile) - 9h02min13
4. Reinaldo Colucci (Brasil) - 9h03min26
5. Ivan Albano (Brasil) - 9h04min25

Feminino
1. Joanna Zeiger (Estados Unidos) - 9h29min43
2. Fernanda Keller (Brasil) - 9h37min46
3. Lauren Jensen (Estados Unidos) - 9h49min10
4. Sílvia Fusco (Brasil) - 9h50min08
5. Harsany Suzsanna (Hungria) - 9h52min23

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS