Tiro | Notícias.MS | 23/08/2007 11h59

Equipe de tiro esportivo adaptado disputa a Copa Ninho das Águias

Compartilhe:

Tiro

Campo Grande (MS) - Com apoio do governo do Estado, a equipe de Tiro Adaptado da Polícia Militar participa, de hoje (23) até o dia 26, da III Copa Ninho das Águias de Tiro Esportivo. A delegação seguiu com 10 atletas para a cidade de Pirassununga (SP), onde acontece a competição, na Academia da Força Aérea Brasileira.

Estão em disputa medalhas da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) para os três primeiros colocados por provas e categorias.

A Copa Ninho das Águias reúne atletas olímpicos e paraolímpicos de todo o Brasil. A oportunidade de competir com atiradores sem deficiência é uma grande motivação, segundo Benedito Santana da Silva, presidente da Associação de Reabilitação e Paradesporto Pantanal. A equipe de tiro adaptado surgiu dentro da associação e é filiada à CBTE.

A dedicação ao esporte aponta um histórico de bons resultados em diversos torneios. "É importante competir no meio 'dos bons'", afirma Santana, um dos atletas que mais têm se destacado em competições fora do Estado. Ele foi um dos campeões na última competição disputada pela equipe, no Rio de Janeiro. Outros quatro sul-mato-grossenses também foram medalhistas.

A vitória e as medalhas, no entanto, não são as únicas motivações. Formado por policiais que saíram da ativa devido a seqüelas de acidentes e tiros, o grupo paradesportivo tem no esporte um fator de realização pessoal e de auto-estima. "Nem todos têm o mesmo nível técnico de competição, mas é importante participar", ele ressalta.

Para obter bons índices, o treino é intenso. São três dias por semana no estande e, diariamente, o tiro seco, de manejo da arma e pontaria, sem munição. O condicionamento físico também é parte da rotina, e é feito por meio de um projeto em parceria com a Uniderp. Existe ainda o acompanhamento psicológico, realizado semanalmente.

Na Copa Ninho das Águias participam os seguintes atletas: Benedito Santana da Silva, Josué Pereira da Silva, Benedito Ramos Ozinaga, Paulo Camposano, João Almir Moraes, Maurílio Andrade da Paz, Luiz Nelson de Azevedo, Carlos Alberto Nascimento, Severiano Gonçalves e Nivaldo da Mata.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS