Tiro | Da redação | 23/11/2006 15h47

Equipe de tiro adaptado da ARPP conquista 8 medalhas no Brasileiro

Compartilhe:

Tiro Adaptado

Campo Grande (MS) - Os atletas campo-grandenses de tiro adaptado, da equipe ARPP (Associação de Reabilitação e Paradesporto Pantanal), têm alcançado as melhores colocações nas competições nacionais que disputam. Eles estão entre os melhores nos rankings da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo), do Comitê Paraolímpico Brasileiro e da Abradecar (Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas).

Na última competição, a 2ª Copa Ninho das Águias de Tiro Esportivo, realizada, de 16 a 19 de novembro, na cidade paulista de Pirassununga, a cidade de Campo Grande foi representada pelos atletas Benedito Ramos Ozinaga, Paulo Campozano, Benedito Santana, Maurílio Andrade da Paz e Josué Oliveira da Silva.

Os atletas são especializados na modalidade de carabinas de ar. Nesta última competição, Benedito Ramos Ozinaga conquistou duas medalhas de ouro; Benedito Santana ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata; já Paulo Campozano conquistou uma prata e dois bronzes na competição.

Eles estão agora treinando para a próxima competição, que será a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro "Copa Centenário da CBTE", no Rio de Janeiro. A equipe da ARPP realiza seus treinos na Sebival, empresa de segurança privada em Campo Grande. Os atletas contam que, próximos das competições, chegam a treinar 4 dias por semana, com uma carga horário de, no mínimo, três horas diárias.

O atleta Benedito Santana contou que a equipe da ARPP tem aproximadamente 20 atletas e que nasceu da idéia da filha de um policial. "Nossa equipe é formada por policiais militares, policiais civis, bombeiros, policiais rodoviários e pessoas civis; a maioria de nós sofreu acidente em trabalho. Em 2002, a doutora Joelma Gabriel Vieira, terapeuta ocupacional, propôs a organização da equipe de tiro paradesportivo, incentivando cada atleta e visitando um-a-um para fomentar o surgimento da equipe", disse Santana.

Ele ressaltou ainda o papel de socialização que o esporte tem feito na vida deles. "Nós nos preparamos para as competições, e é muito bom conquistar as primeiras colocações, mas o mais importante é a ressocialização que esta prática nos proporciona. Através do esporte, alguns de nós hoje são casados, outros deixaram de beber, outros voltaram a trabalhar ou entraram para a faculdade", relata Santana. "O esporte é agente integrador e melhora a qualidade de vida".

Sobre o apoio que tem recebido, os atletas relatam que suas conquistas jamais teriam acontecido sem o apoio do Governo Popular, do Comando da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Sinpol, da Associação de Cabos e Soldados, da Assof, Sejusp e Sebival.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS