Tênis de Mesa | O Estado MS | 29/12/2015 10h36

Mesatenista colhe frutos por integrar a seleção de base

Compartilhe:

Foram 32 dias de treinos na China, berço do tênis de mesa. A campo-gradense Lívia Lima, 13 anos, esteve com a seleção de base onde participou de um intercâmbio chamado de Diamantes do Futuro. Antes de pisar em continente asiático, a atleta teve que percorrer um caminho longo. No fim de 2014, ela participou de uma seletiva em São Paulo para conquistar um lugar na seleção brasileira. Com bons resultados Lívia conseguiu a vaga, e com isso no início deste ano a jovem foi embora de Mato Grosso do Sul após convite para jogar pela Associação Nova Era em Bauru (SP).

“A experiência na China foi muito boa. O tênis de mesa lá é bem diferente, uma oportunidade que sem o projeto [Diamante do Futuro] eu não teria. O que eu aprendi lá ainda não deu para perceber, só vou sentir a diferença quando eu começar a jogar aqui no Brasil”, disse Lívia. “Indo para Bauru-SP e tendo essa oportunidade na China eu sinto que melhorei bastante. São Paulo é bem mais forte em relação a outros Estados, então a técnica melhora bastante, pois no Estado paulista existem muitas competições, mais do que havia aqui, então é bem melhor”, afirmou a atleta.

A jogadora tem uma trajetória muito vitoriosa em pouco tempo de carreira. Uma das competições mais importantes foi no Sul-Americano Infantil que foi realizado em agosto deste ano no Peru. Em Lima, a atleta conquistou o primeiro lugar na disputa por equipe ao derrotar o Chile. Em dupla, com a paulista Beatriz, foi ao lugar mais alto do pódio ao bater o Equador por 3 sets a 2. E na categoria mista, em uma final totalmente brasileira, atuando com o catarinense Daniel, venceu Beatriz e Diogo de São Paulo, e faturou o título da categoria.

Treinador vê a atleta mais madura após passar ano em São Paulo

O treinador Ricardo Rieff acompanha a atleta desde quando ela tinha nove anos, e diz que a jogadora melhorou muito em questão de maturidade. “Essa viagem para a Ásia é uma oportunidade única, pois lá na China o tênis de mesa é como o futebol aqui para nós, é um esporte bem divulgado com bastante espaço na televisão, uma paixão nacional”, afirmou o treinador.

“Ela ter ido para São Paulo também foi uma questão muito interessante. Lá temos uma estrutura muito boa, com uma equipe multidisciplinar e materiais de qualidade. E tem a questão de treinar com atletas de nível maior que o dela, ela é a caçula de lá, então isso ajuda a aumentar o seu nível”, acrescentou.

De acordo com o treinador, no mês que vem Lívia participa da seletiva em São Caetano do Sul, que tem como o objetivo tentar vaga na seleção do Brasil. E outro desafio é a Copa do Brasil, o campeonato tem duas etapas, a primeira começa em março, e a segunda acontece no segundo semestre do ano que vem.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS