Tênis de Mesa | Lucas Castro | 27/05/2019 11h20

CBTM convoca Lívia Lima para o Pan-Americano Juvenil

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) convocou a sul-mato-grossense Lívia Lima, de 16 anos, para disputar o Campeonato Pan-Americano Juvenil. A competição será realizada de 24 a 29 de junho, em Cancún, no México.

A atleta foi uma das três selecionadas. Giulia Takahashi e Laura Watanabe, ambas de São Paulo, também farão parte da equipe feminina. Guilherme Teodoro (SP), Guilherme Teodoro (SP), Lauro Sebold (SC) e Eduardo Tomoike (SP), pela equipe masculina, fecham a delegação brasileira para o certame internacional.

Natural de Campo Grande, Lívia Lima treina, atualmente, na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Seu técnico, Ricardo Rieff, destaca, ao Esporte Ágil, que a mesa-tenista está focada para obter bom desempenho no Pan e, consequentemente, garantir vaga ao Campeonato Mundial da categoria, que será disputado no final do ano na Tailândia. “Estamos treinando firme, em torno de 20 horas por semana, fora o preparo físico, que é um dos nossos principais focos também”.

A atleta, recentemente, participou do Campeonato Sul-Americano Adulto, disputado de 2 a 7 de abril, em Buenos Aires, capital da Argentina. Esta foi a primeira competição da campo-grandense na seleção brasileira principal. A mesa-tenista participou do torneio nas categorias em equipe, individual adulto, individual sub-21 e dupla mista (com atleta do naipe masculino). Ao todo, Lívia Lima fez 14 jogos. A delegação brasileira ficou em quarto lugar na classificação geral.

Com apenas 16 anos, Lívia Lima coleciona títulos e convocações
(Foto: Reprodução/YouTube/Gamporu)

Rieff afirma, em entrevista ao Esporte Ágil, que a primeira convocação para a seleção adulta fez Lívia adquirir experiência. Para ele, a atleta sai na frente de algumas adversárias. “Quanto mais competições de alto nível ela jogar, melhor. Gosto de dizer que ela adquiriu ‘mais horas de voo’, ganhou experiência. Certamente [a participação no Sul-Americano Adulto], foi um bom termômetro para montar os treinos dela para o Pan-Americano Juvenil”.

Segundo Rieff, a maioria das oponentes no Pan-Americano, no mês que vem, são “velhas conhecidas”, por competirem em eventos desde as categorias mirim e infantil. “São todas atletas fortes, que também evoluem e buscam espaço. Acho que a grande dificuldade será contra o Canadá e Estados Unidos. Estes países mostram, ao longo do tempo, bastante qualidade em suas atletas de base”. Para ele, a medalha de ouro é possível, mas avisa: “Vai ser bastante duro”.

Confira também: Esporte Ágil TV entrevista a mesa-tenista Lívia Lima e seu treinador Ricardo Rieff

A mesa-tenista de Mato Grosso do Sul foi ouro no Campeonato Sul-Americano Infantil e Juvenil de Tênis de Mesa, disputado em Santiago, no Chile, em março deste ano. Além da dourada, Lívia Lima faturou duas medalhas de prata e uma de bronze na competição.

Conforme nota publicada pela CBTM, Reinaldo Yamamoto será o técnico responsável por comandar a seleção brasileira no México.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS