Tênis | Máquina do Esporte | 31/08/2020 11h01

US Open foca em tecnologia para ativar patrocínios

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Nesta segunda-feira tem início o primeiro Grand Slam do tênis em meio à pandemia do coronavírus. A disputa do US Open no complexo de Flushing Meadows sem a presença de público pela primeira vez na história se transformou numa corrida tecnológica para que a federação americana de tenis (USTA) mantivesse os patrocínios em atividade e permitisse a aproximação das marcas com os torcedores.

Por meio de um acordo com a plataforma Zoom, a USTA vai oferecer encontros virtuais com convidados de patrocinadores e tenistas de todo o mundo, reproduzindo o que geralmente acontece dentro das áreas VIPs do complexo.

Um grupo seletos de convidados vai se encontrar com ídolos do tênis para participar de sessões de perguntas e respostas. Além disso, haverá um "jantar de gala" virtual na noite desta segunda-feira. O evento vai arrecadar fundos para serem usados no desenvolvimento do tênis nos EUA.

"Este ano foi necessário inovar o torneio. Essa empolgante parceria com o Zoom nos permite alavancar seus melhores recursos para recriar o encontro em um ambiente virtual", disse Lew Sherr, diretor de receitas da USTA.

Além disso, a USTA usou a parceria digital que possui há 29 anos com a IBM para aproximar o fã do evento. Por meio do sistema Watson, a IBM fará duas ações. A ideia é fazer do site e do app oficial do US Open um grande palco para encontro e debates dos torcedores.

A primeira delas é criar um fórum em que qualquer pergunta sobre tênis pode ser respondida, utilizando para isso a inteligência artificial. O torcedor poderá questionar cada vez mais o computador da IBM dentro do site para gerar um debate virtual. A segunda proposta é trazer insights para cada jogo do torneio a partir de uma análise do histórico dos atletas, estatísticas e notícias.

Outra iniciativa é fazer com que a transmissão da TV consiga passar para o público a sensação de que existe torcida no estádio. Para isso, a IBM usou recursos de inteligência artificial de sons e promete recriar o ambiente de um jogo para a transmissão da ESPN, emissora oficial do US Open.

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