Tênis | (Com informações da CBT) | 16/01/2005 18h58

CBT define novas regras para torneios infanto-juvenis

Compartilhe:

A CBT (Confederação Brasileira de Tênis) alterou algumas das regras para o calendário 2005 de eventos oficiais. Foi definida uma nova distribuição dos torneios nos grupos, bem como um novo sistema de pontuação.

Torneios nacionais, estaduais e regionais garantirão pontos no ranking brasileiro, de acordo com seu grupo e desde que atendam os requisitos mínimos definidos pela CBT. Desta forma, o tenista saberá quantos pontos vai somar antes mesmo de se inscrever nas competições, podendo escolher o evento que melhor atender suas necessidades.

A partir de 1º de janeiro de 2005, o ranking nacional será divulgado em três colunas (nacional, internacional e total), disponibilizando, separadamente, a pontuação obtida pelos tenistas em torneios nacionais e internacionais, com o objetivo de premiar, ao final de cada temporada, o melhor jogador com participação somente em torneios nacionais. Serão considerados, para efeito de ranking, os 10 melhores resultados internacionais.

Também a partir desta data, acompanhando o formato já adotado pela ITF e COSAT, a CBT utilizará o "Ranking Combinado", com critérios para a soma dos pontos em simples e duplas. A divulgação do ranking nacional atualizado será feita toda quinta-feira.

Foi criado o Grande Circuito Nacional com um Masters, que reunirá os 16 primeiros do ranking deste circuito, que será formado pelos seis principais torneios realizados no país:
-Banana Bowl/ ITF GRUPO A
-Copa Gerdau / ITF GRUPO 1
-Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil-DF
-Londrina Juniors Cup / ITF GRUPO 5
-Bahia Open / ITF GRUPO 5
-Copa Aracaju / ITF GRUPO 5

Também ficou estabelecido que a CBT fará o repasse às federações organizadoras, do percentual líquido nas inscrições dos torneios, 48 horas após a divulgação das chaves.

Para estimular a participação de novos tenistas em competições estaduais, qualquer jogador, mesmo que não seja confederado, pode jogar um evento deste porte sem pagar a anuidade, bastando fazer o cadastramento. Somente a partir do segundo torneio disputado é que o atleta precisa se confederar e pagar a anuidade.

O novo regulamento, com todas as alterações, está à disposição de todos no site http://www.cbtenis.com.br/regras/criterioranking2005.html.


 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS