Tênis | Da redação | 07/03/2005 19h05

Banana Bowl começa dia 12 com representantes de 36 países

Compartilhe:

Tenistas de 36 países estarão no Brasil, entre 12 e 20 de março, disputando a 35ª edição do Banana Bowl, um dos nove maiores torneios infanto-juvenis do mundo, que conta pontos para o ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis) nos 18 anos e para o Cosat (Confederação Sul-Americana) nos 14 e 16 anos.

Juvenis da Alemanha, Rússia, Espanha, Estados Unidos, entre outros, buscam o título da competição que já contou com a participação de grandes nomes do esporte, como Yanick Noah, John McEnroe, Ivan Lendl, Gustavo Kuerten e mais recentemente, Andy Roddick, que levantou o troféu em 2000.

O tenista Dusan Lojda, 13º do mundo, é o favorito ao título dos 18 anos do Banana Bowl, que começa na próxima semana, nas quadras de saibro da Associação Esportiva de São José e o Tênis Clube de São José, em São José dos Campos (SP).

O tcheco completa 18 anos amanhã e vem de excelente campanha no circuito mundial juvenil. Em 2004, foi campeão do torneio de Saint Polten e de Budapeste e nesta temporada, começou sendo vice-campeão do Uncle Tobys (evento preparatório para o aberto da Austrália na categoria), e chegou as oitavas-de-final no primeiro Grand Slam da temporada.

André Miele, Raony Carvalho e Luíz Henrique Grangeiro são as forças brasileiras no masculino

André Miele, atual 18º colocado na lista Junior da ITF, é o principal brasileiro na competição, seguido por Raony Carvalho , 23º e Luis Henrique Grangeiro, 32º.

No ano passado, Miele chegou às oitavas-de-final do Banana Bowl e agora, quer ir mais longe, embalado pelos ótimos resultados conquistados no Circuito Cosat 2005. Nas duas primeiras etapas, Venezuela e Colômbia, chegou à semifinal. Depois, foi vice-campeão na Bolívia e no Equador.

Nestas duas oportunidades, perdeu o título para os outros dois favoritos,Luís Henrique Grangeiro (Equador) e Raony Carvalho (Bolívia).

Seu principal adversário na disputa pelo título do Banana Bowl será o alemão Aljoscha Thron, n° 16 da ITF. Thron gosta de jogar em quadra rápida e vem de duas finais em quadra coberta. Na última delas, conquistou o título da ZS Cup, na república Tcheca, evento do grupo 1 da ITF.

No feminino, a nona melhor tenista juvenil do mundo, a Eslovaca Dominika Cibulkova, de apenas 15 anos, é a grande favorita ao título. Vice-campeã do Torneio de Casablanca, um dos maiores do circuito juvenil assim como o Banana Bowl, ainda chegou às oitavas-de-final no Australian Open e no Orange Bowl.

Entre as brasileiras, Roxane Waisemberg é a grande esperança para acabar com o jejum de títulos do país. O último foi conquistado em 1991, com Roberta Burzagli. Waisemberg ocupa a 24ª posição na lista mundial da ITF.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS