Taekwondo | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 27/08/2011 12h28

Visando Jogos Olímpicos, corumbaense busca manter ranking de Taekwondo

Compartilhe:

Corumbá (MS) - O caminho até os Jogos Olímpicos é longo, porém, a corumbaense Nathassia Amaral de Souza, 19 anos, faixa preta de Taekwondo, está na luta por uma vaga para integrar a equipe Olímpica Brasileira em 2016. Atualmente, a atleta está em 3º lugar no ranking nacional adulto e em 1º lugar no ranking categoria Sub-21.

Praticando o esporte desde os cinco anos de idade, Nathassia já conquistou vários títulos no cenário nacional, entre os destaques estão o vice-campeonato brasileiro infantil de Taekwondo, em 2006 em São Paulo; em 2008, foi campeã brasileira juvenil em Londrina e vice-campeã brasileira adulta, no Rio de Janeiro. Em 2009, integrou a seleção brasileira de Taekwondo que disputou o Pan-Americano em El Salvador; em 2010, foi campeã da Copa do Brasil Adulto. A conquista mais recente aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto, em Fortaleza, conseguindo a segunda colocação na 20ª Copa do Brasil de Taekwondo.

"A Confederação Brasileira de Taekwondo instituiu que os atletas que irão compor a seleção brasileira de Taekwondo, serão os primeiros colocados no ranking nacional, isso por um período de três anos consecutivos. Os dois primeiros ainda vão para outra seletiva. É um ponto positivo pra mim, pois atualmente, estou com uma excelente colocação. Agora, busco me manter nos primeiros lugares, visando integrar a equipe que irá disputar os Jogos Olímpicos de 2016", disse Nathassia.

Atualmente, a atleta conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Funec, e com preparadores físicos que a auxiliam a manter o ritmo pesado para as competições.

"Após essa instituição de ranking, a cada dois meses há um torneio a ser disputado e para manter o ranking, é preciso participar das disputas, pois elas contam pontos na classificação. Conto com o apoio da Prefeitura da cidade, de familiares e de profissionais que me auxiliam a manter o ritmo para as competições, como a academia onde treino, a Iron, com uma média de treino de duas horas diárias. Quando as competições se aproximam, é necessário o aumento dos treinos em até uma hora diária, é um esforço que vale a pena, pois é a luta por um sonho", enfatizou a jovem.

Porém, Nathassia não sonha nem batalha sozinha. Ela conta com a presença constante da mãe, Marina Amaral, que além de assessora da filha, é uma incentivadora dos esforços da atleta.

"O espírito esportivo vem de família. Meu pai foi um grande jogador de futebol, meus irmãos também foram atletas, porém a que mais conseguiu se destacar na família foi a Nathassia. É muito bom que minha filha está conseguindo toda essa amplitude praticando o Taekwondo, até porque foi um esporte que eu também pratiquei. Hoje, minha vida é viver em função de ajudar minhas filhas a realizar o sonho de serem atletas reconhecidas no país. Acredito que com o esforço e grande talento que possuem, isso será possível", enfatizou Marina, cuja outra filha, Jéssica, também pratica a modalidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS