Taekwondo | Lucas Castro | 02/04/2019 08h09

MS tem dois atletas em Camping da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo

Compartilhe:

Os atletas sul-mato-grossenses Luiz Felipe Aquino e Suzanna Aquino embarcaram na madrugada deste domingo (31) para Florianópolis-SC, para o Camping da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd), teve sua cerimônia de abertura nesta segunda-feira (1º) e reuniu todos os 20 atletas, com idade entre 15 e 17 anos, a comissão multidisciplinar e convidados especiais.

Ambos os atletas do estado garantiram titularidade pela terceira vez consecutiva na Seleção Brasileira de Taekwondo no Grand Slam 2019, campeonato realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, em fevereiro deste ano.

Os irmãos Aquino seguem seus treinamentos junto aos demais integrantes da Seleção Brasileira no Hotel Sesc Cacupé, na capital catarinense até o dia 7 de abril (domingo), retornando para Campo Grande na segunda-feira (8).

Esta preparação, além dos testes físicos que estão sendo realizados, servirá para o Campeonato Pan-Americano de Taekwondo 2019, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de junho, em Portland, nos Estados Unidos.

A CFTkd destaca que estão programados treinamentos especiais, em dois períodos, com trabalhos técnicos e específicos, acompanhados por profissionais. Ainda terão palestras e ações especiais.

Confira também: Associações de Taekwondo da capital realizam 1º Exame de Faixa Colorida

Os atletas contarão com suporte da equipe multidisciplinar, formada por: Rodney Saraiva (coordenador de base), Erickson Busato (técnico), Fábio Lourenço (técnico), Bruno Igreja (técnico), Diego Souto Morine (preparador físico) e Guilherme Teixeira (fisioterapeuta).

Ao todo, 20 atletas estão reunidos na capital catarinense (Foto: Divulgação/CBTkd)

A coordenadora técnica da CBTkd, Natália Falavigna, afirma que a semana será de muita troca de informação. "Os juvenis chegam muito sedentos de informação. Então, aproveitamos para explicar qual é o padrão de seleção brasileira, procurar ocupar grande parte do treinamento com palestras, parte educacional, informações sobre preparação física, treinamento, alimentação, controle de peso. Dados que eles possam usar quando voltarem para os seus locais de treinamento”.

“Acredito que vai dar para acompanhar muito bem os atletas que já estiveram na seleção, ver os novos, provocar mudanças e ajudar no desenvolvimento dos que chegaram. Ao longo do ano, vamos fazer o monitoramento mesmo que a distância e acompanhar de perto o ano inteiro com mais algumas sessões de treinamento. A nossa expectativa é que no futuro, eles possam chegar numa seleção brasileira adulta e consigam ter uma carreira vitoriosa”, finalizou Natália Falavigna.

Luiz e Suzanna no Grand Slam 2019 (Foto: Divulgação/Academia Fábio Costa)

Segundo o mestre Fábio Costa, treinador de ambos os atletas, Luiz Felipe está invicto há três anos invicto em lutas realizadas no Brasil. Neste período, o atleta participou do Campeonato Mundial da classe cadete, em Sharm el-Sheikh, no Egito, há dois anos.

Camping da Seleção Juvenil 2019 (Foto: Divulgação/FTKDMS)

Suzanna disputou o Campeonato Mundial Juvenil em Hammamet, na Tunísia, em 2018. A atleta ingressou à Seleção Brasileira pela primeira vez em 2016. Naquele ano, ela não pôde representar seu país, pois nenhum evento internacional foi realizado. Além disso, a lutadora conquistou o Grand Slam de taekwondo em 2018 e 2019.

*Com informações da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTKDMS) e Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS