Taekwondo | Da Redação/Com Diário Online | 12/12/2012 10h58

Atleta de Corumbá conquista prata na Copa do Brasil

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Atleta do Talento Esportivo Corumbaense, Duane Costa, 18, foi vice-campeão da 22ª Copa do Brasil de Taekwondo, disputada na cidade paranaense de Maringá entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro. A pontuação obtida com a segunda colocação pode garantir o quarto lugar no ranking nacional ao faixa preta 1º Dan. Ele é o líder estadual das categorias Sub-21 e Adulta até 68 quilos.

Duane, que compete pela Academia Amadeu fez quatro lutas em Maringá contra atletas do Distrito Federal; Paraná; Minas Gerais e Santa Catarina. Venceu três e perdeu a final para o catarinense que lidera o ranking nacional dos 68 quilos. Para disputar o título da Copa do Brasil de Taekwondo, o corumbaense ganhou de competidores de expressão na categoria. Venceu o segundo colocado no ranking nacional e o atual campeão brasileiro.

O vice-campeonato foi comemorado pelo lutador do Talento Esportivo Corumbaense. "Pegar prata é muito importante. Para ter ideia, esse campeonato tem pontuação somente abaixo do Brasileiro, é uma competição muito valorizada nacionalmente", disse Duane Antunes Pascoal da Costa a este Diário. Mesmo com o segundo lugar na última competição de 2012, o jovem faixa preta classificou o ano como positivo. "Minha temporada em nível estadual foi muito boa. Em nível nacional foi boa. Nacionalmente, fui a três competições. Nos Campeonatos Brasileiros fui o sexto colocado nos dois (aberto e fechado) e fui vice na Copa do Brasil", afirmou. "No ranking estadual sou o líder na minha categoria até 68 quilos na Sub-21 e na Adulto", completou.

Duane acredita que a pontuação do vice-campeonato em Maringá o leve para a quarta colocação no ranking brasileiro Sub-21. Uma posição abaixo daquela que dá o direito de disputar uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo. "Para o ranking de Taekwondo, cada competição tem seu nível de pontuação. O campeonato Brasileiro é o maior [em sistema de pontos] e Copa do Brasil o segundo. Ao longo do ano vamos somando pontos [em nível nacional] e o três primeiros vão disputar vaga na seleção Brasileira contra quem está lá dentro", explicou ao lembrar que já disputou a vaga em uma oportunidade e segue treinando para tentar a vaga novamente.

Lutador do Talento Esportivo Corumbaense - Bolsa Nacional -, o vice-campeão da Copa do Brasil de Taekwondo destacou a importância do auxílio recebido da Prefeitura, através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec). "Ajuda muito, se não fosse a bolsa não iria a todos os campeonatos que fui este ano. Ajuda porque não nos preocupa em buscar patrocínio, nos permite focar só no treino e preparação", finalizou Duane Costa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS