Rodeio | Chapadense News | 04/06/2019 10h59

Francis Dezembro é campeão da montaria de touros da 27ª Exposul

Compartilhe:

Francis Gustavo Dezembro, da cidade de Catiguá (SP), foi o grande campeão do rodeio da 27ª Exposição Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul. Ele obteve média de 433,25. Já a melhor boiada ficou com a Cia. Bonança (43,14). O touro destaque foi o Agiota (Cia. Califórnia / 44,87). A profissão de peão que tenta ficar sobre um touro furioso exige muita coragem e fé.

Um novela da Rede Globo chegou a eternizar um boi chamado “Bandido”. O temido e destemido touro ganhou fama por sua personalidade arredia, que causava medo entre os peões. Em 2001 ele arremessou a seis metros de altura o peão Neilovan Tomazelli, em um rodeio em Jaguariúna (SP), mas, o que poucos sabem é que no mesmo leilão um peão paranaense conseguiu a proeza de ficar oito segundos montado no touro famoso e vencer o rodeio.

Nascido em Ventania, no interior do Paraná, Carlos de Jesus Boaventura, de 29 anos, incomodava-se quando aparecia nos programas de televisão e na mídia em geral que nunca ninguém montou no Bandido. Ele foi destaque em reportagem da Folha de Lodrina, chegou a afirmar que o touro "não era tão terrível assim".

Boaventura hoje se dedica a criar gado de corte em sua fazenda, em Sapopema. Contou que vida de peão é muito arriscada e que depois que virou pai achou que era hora de se afastar das arenas, embora não descarte a possibilidade de competir em rodeios nos Estados Unidos. Com a cabeça no lugar, soube poupar o dinheiro que ganhou nos rodeios, mas diz que isso não é o que acontece normalmente entre os peões. '

Classificação geral de cavalos e touros da 27ª Exposul:

Touro
Campeão: Francis Gustavo Dezembro (Catiguá-SP)
Melhor Boiada: Cia. Bonança | Média: 43,14
Melhor Touro: Agiota (Cia. Califórnia) | Média: 44,87

Cutiano
Campeão: Diego Silva Garcia (Chapadão do Sul-MS)
Melhor Tropa: Tito Cardoso | Média: 42,72
Melhor Animal: Maracaí (Tito Cardoso) | Média: 44,37

Amador
Campeão: Leonam Cesar Silva (Chapadão do Sul-MS)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS