Projetos | Da Assessoria | 29/06/2019 10h46

XIII Semana do Cooperativismo traz esporte para intensificar a integração

Compartilhe:

Todos os anos, o Sistema OCB/MS promove a Semana do Cooperativismo em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado mundialmente no primeiro sábado de julho. A programação comemorativa começa dia 29 de junho, com o XXIV Ticoop- Torneio de Integração Cooperativista, que este ano será no Ginásio Dom Bosco e reunirá cerca de 1.300 pessoas e encerra no dia 06 de julho com uma intensa programação.

O torneio que acontece sábado e domingo tem por finalidade intensificar a integração de dirigentes, funcionários, associados, filhos de associados e filhos de funcionários das cooperativas de Mato Grosso do Sul, além de difundir e desenvolver a prática dos desportos e esportes. “Nosso torneio já é tradicional no Estado, estando na 24ª edição. Os cooperativistas se confraternizam e comemoram através do esporte”, afirma Celso Régis, presidente do Sistema OCB/MS.

No dia 03 de julho, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, haverá uma moção ao cooperativismo e o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul, com a presença dos deputados estaduais que compõem a Frencoop/MS, Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Já no dia 06 de julho, ocorre a celebração do Dia C – Dia de Cooperar, que é movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro e transforma realidades em todo o Brasil.

Em Campo Grande, o evento será realizado a partir das 13 horas no Parque Ayrton Senna, com apoio da Unimed Campo Grande, Uniprime Centro Oeste do Brasil, Sicredi Campo Grande, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Sicoob Ipê, Uniodonto Campo Grande e Conacentro.

A programação contará com serviços gratuitos de cidadania, educação, saúde e beleza. No Mato Grosso do Sul, 25 cooperativas e 1200 voluntários pretendem beneficiar 6.000 pessoas apenas na celebração. “O cooperativismo trabalha na linha de frente do desenvolvimento socioeconômico do país. Celebrar as importantes conquistas que tivemos nos últimos dez anos é a prova de que precisamos acender a fagulha do cooperativismo nas pessoas que estão à nossa volta’’, declarou o presidente do Sistema OCB/MS Celso Régis.

As cidades de Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Naviraí e São Gabriel também realizarão suas celebrações com diversas atividades e serviços à população.

TEMA DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO- Todos os anos, a ACI –Aliança Cooperativa Internacional elege um tema. Em 2019, o tema é “Cooperativas por um trabalho digno”. O objetivo é justamente reforçar a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.

“As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”, afirma o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS