Política | Da redação | 09/04/2009 06h48

Ministério do Esporte discutiu o contingenciamento do orçamento

Compartilhe:

Brasília - Membros da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal manifestaram, nesta quarta-feira (08), uma posição de contrariedade ao contingenciamento dos recursos orçamentários do Ministério do Esporte por conta da crise financeira. Do total de R$ 1,3 bilhão aprovados no Orçamento da União para este ano, apenas R$ 194 milhões foram liberados, ou seja, menos de 86% do total das verbas", informou o ministro, ao admitir que a falta de recursos poderá inibir as atividades do ministério. Quatorze senadores estavam presentes na reunião.

O ministro relatou aos parlamentares que, em conversa recente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entendeu que os cortes não irão prejudicar os programas Esporte e Lazer da Cidade, Bolsa-Atleta e Segundo Tempo. "O presidente disse que adotará medidas administrativas para que isso aconteça. A minha leitura foi que o contingenciamento será relaxado naquilo que for manutenção de atividade por parte do Ministério do Esporte. Por isso, eu não planejo restringir nenhum programa como esses que citei".

Orlando Silva acredita que as obras de infraestrutura esportiva que, em princípio ainda não estão sob a mira do contingenciamento, e têm papel importante no combate a crise. "Seria um contrasenso imaginar uma restrição de investimentos numa atividade geradora de empregos em grande escala".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS