Política | Com Subcom | 01/09/2019 10h02

Estado inaugura centro poliesportivo referência para o esporte paralímpico

Compartilhe:

A comunidade da região da Grande Santo Amaro ganhou no sábado (24) um espaço multiuso que será referência para o esporte paraolímpico, com a inauguração do Centro Poliesportivo "Mamede Assem José", também conhecido como Centro Esportivo da Vila Almeida. A obra, iniciada há 16 anos, estava abandonada e foi retomada pelo Governo do Estado no ano passado.

"Essa obra foi prometida por muitos governadores e o governador Reinaldo Azambuja foi o único que teve a determinação de cumprir a promessa. A nossa comunidade agradece muito pela realização desse sonho que durava mais de 16 anos", afirmou o coronel da Polícia Militar Mário Ajala, que mora na Vila Almeida há 57 anos. Nascido no bairro, Ajala é conhecido pela comunidade por realizar há 21 anos o tradicional campeonato de futebol "terrão".

"Há quase 17 anos esperávamos por esse complexo esportivo que será modelo para o Brasil", disse o presidente da Associação dos Moradores do bairro Coophatrabalho, Willian da Silva.

Durante a inauguração, o governador Reinaldo Azambuja destacou que a inauguração do Centro Esportivo da Vila Almeida será um marco também para o esporte paraolímpico. "Aqui teremos um centro de treinamento paraolímpico que será referência. E vamos também criar várias escolinhas para atender a comunidade", afirmou.

Reinaldo Azambuja disse também que, junto com a bancada federal, o Governo do Estado pretende revitalizar os ginásios esportivos em todos os 79 municípios. O levantamento da situação em cada cidade sul-mato-grossense já foi feito pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

O presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, disse que o Centro Poliesportivo Mamede Assem José será multiuso. Haverá uma programação de atividades esportivas oferecidas à comunidade, além das escolinhas de algumas modalidades. "A prioridade é atender a população, além da prática esportiva serão realizadas também atividades culturais", pontuou.

História

A inauguração do Centro Poliesportivo da Vila Almeida ficará marcada na história do esporte estadual. A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, Virna, foi "nomeada" embaixadora do Centro e deixou cravada no complexo esportivo a marca das mãos que deu tantas conquistas ao Brasil. "Fiquei muito lisonjeada em fazer parte dessa história e fiquei mais feliz ainda de ver que a população aqui gosta de esporte e o governador tem um olhar para o esporte paraolímpico. O esporte é transformador", afirmou Virna, emocionada.

O sábado foi um dia de emoção para muitos atletas que estrearam as quadras do Centro Poliesportivo. Dia de felicidade também para Patrik Loureiro, de 26 anos, e que há 5 anos pratica a paracanoagem.

Patrick tem 26 anos há 5 pratica a paracanoagem. Na cerimônia de inauguração do complexo, foi assinado termo de cessão de uso entre a Fundesporte e Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul, em que equipamentos para atletas de paracanoagem do MS foram entregues. Um dos equipamentos será usado por ele.

"O material conta muito no alto rendimento e o Estado estava ficando muito para trás pela falta de material bom para treinamento, e com esse material que recebemos vamos colocar o Estado de novo no cenário nacional", afirmou Patrick. "Ano que vem quero brigar por uma vaga na olimpíada", concluiu o atleta.

Na solenidade que marcou a entrega pelo Governo do Estado de um presente pelos 120 anos de Campo Grande, estiveram presentes o prefeito Marquinhos Trad, o deputado federal Beto Pereira, os deputados estaduais Coronel David, professor Rinaldo e Gerson Claro, os vereadores da Capital Betinho e Papi. Também participaram do evento Eduardo Riedel (Secretário de Governo e Gestão Estratégica), os secretários especiais do Governo do Estado Sérgio de Paula e Carlos Alberto de Assis; Rudi Fiorese, secretário de Infraestrutura da Capital, Rodrigo Terra, presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e superintendente do Banco do Brasil, Sandro Grando.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS