Pesca | Da redação/Com Prefeitura de Corumbá | 09/02/2009 12h56

"Pesque e solte" no Rio Paraguai movimenta o turismo em Corumbá

Compartilhe:

Pesca

Corumbá (MS) - A pesca esportiva no rio Paraguai, através da modalidade pesque e solte, já é um programa que atrai grande número de turistas a Corumbá, durante o mês de fevereiro. Desde o dia 1º a prática está liberada na calha do Paraguai e as embarcações voltam a movimentar o Porto Geral da cidade, subindo ou descendo o rio, lotados de turistas de várias regiões do Brasil.

Semana passada, um novo grupo iniciou a aventura pelas águas do Paraguai, rio acima. Na bagagem, carretilhas, molinetes, varas, anzóis, linhas de nylon e muita expectativa em se fisgar belos troféus (dourados, pintados, pacus, jaús, entre outros); além de máquinas fotográficas para registrar os belos momentos, antes de devolver o peixe às águas, e as belas imagens que só o Pantanal reserva.

Cultuar a pesca esportiva - Para o mineiro Ilton Rocha, de 56 anos, o pesque e solte é uma prática esportiva que precisa ser cultuada. Adepto dessa modalidade já há 10 anos, diz que só "pesca por esporte", soltando o peixe em seguida, não se importando se é no "rio ou no mar".

Disse que é a primeira vez que pratica o pesque e solte em Corumbá, no rio Paraguai. Frequentador de rios brasileiros, demonstrava expectativa em "conquistar" belos troféus. Ilton acredita inclusive que esta prática vai pegar na região. "A pesca esportiva tem que ser cultuada para manter o peixe e o pescador", reforça.

A mesma expectativa foi demonstrada pelo pequeno Bruno Diniz, de 13 anos. Disse que faz este tipo de pescaria há três anos, mas esta é a primeira vez no Pantanal. "É legal pescar e devolver o peixe ao rio", afirmou. Antes de deixar o aeroporto, no entanto, avisou: "é preciso respeitar a lei e devolver o peixe ao rio".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS