Personalidade | Pedro Nogueira/Da Redação | 01/04/2013 09h14

Personalidade: Yeltsin Jacques

Compartilhe:
Yeltsin é esperança de medalha para a Seleção Brasileira em Mundial na França. Yeltsin é esperança de medalha para a Seleção Brasileira em Mundial na França. (Foto: Acervo Pessoal)

Yeltsin Jacques

Yeltsin Francisco Ortega Jacques, 20, possui apenas 10% da visão e é atletista. Em poucos anos de carreira, o campo-grandense já tem grandes feitos: campeão mundial para cegos nos EUA em 2009, ouro no para-pan americano juvenil na Colômbia e campeão adulto do Circuito Caixa de Atletismo.

Neste ano já foi convocado e participou da 1ª fase de treinamento e avaliações da seleção brasileira de jovens. O trabalho foi coordenado pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e os atletas passaram por uma série de exames físicos e médicos de rotina, que incluíram diversas avaliações que medem a capacidade aeróbica, resistência na pista, índice de massa corporal, entre outros.

Todo trabalho foi feito para verificar como os atletas voltaram do recesso de fim de ano, já que ainda não disputaram competições oficiais no ano. “É sempre estar com a seleção brasileira, além disso foram testes importantes não apenas para seleção, mas também para o trabalho que realizamos  em nossos clubes”, comentou Yeltsin.

Além dos treinos, foram divulgados aos atletas os principais eventos do primeiro semestre, que envolve um torneio em Paris no mês de maio, um Open Mundial Paralímpico, no Brasil, e o Mundial de Lyon, na França, em julho.

“Estou ansioso pelas competições, até agora foram muitos treinos, trabalhamos diversos fundamentos, mas sempre queremos é competir. Nesse período o Comitê Paralímpico já pediu para atualizar o passaporte, pois vamos competir em Paris”, destacou o sul-mato-grossense.

Recentemente, Yeltsin venceu a Corrida das Águas, na Capital, disputando com atletas que não possuem deficiência visual.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS