Personalidade | Da Redação | 05/07/2005 17h31

Personalidade: Rafael Cunha

Compartilhe:

Rafael Cunha

O atleta Rafael Cunha, integrante do projeto estadual Talento Esportivo, juntamente com mais sete atletas sul-mato-grossenses e o técnico da equipe, Caio Noda, participou de uma clínica internacional com o professor francês Michel Blondelpara, em Marília (SP). As aulas aconteceram até o dia 11 de julho. Rafael já participou de várias clínicas, mas com o francês Michel, foi a primeira vez. O técnico Caio Noda, acredita que as aulas incluídas na Clínica são fundamentais para o enriquecimento do conhecimento teórico e prático do atleta, além de contribuir para melhora de seu desempenho.

Rafael pratica tênis de mesa há três anos e meio. Começou a jogar com seu primo em Rio Verde, não tinha maiores pretensões, jogava apenas por diversão. Então, começou a se identificar com a modalidade e passou a levar a sério, jogando profissionalmente e tendo destaque aqui no estado.

O atleta de 15 anos diz que o tênis de mesa ainda não é um esporte popular em Mato Grosso do Sul, "Poucas pessoas conhecem ou praticam profissionalmente e, devido a isso, é muito difícil conseguir patrocínio", comenta. Rafael conta com o apoio do Governo do Estado e da Mineradora Financial.

Nas últimas férias, Rafael, que cursa o 2º ano do ensino médio, foi treinar na China e no Japão, realizando um estágio nos países de melhor desempenho em sua modalidade. "A China é o país mais forte no tênis de mesa", ressalta o atleta que foi selecionado por um técnico de São Paulo para realizar estes treinos no exterior. Rafael integrou uma equipe com seis atletas, três de São Paulo, dois do Paraná e ele, de Mato Grosso do Sul, todos campeões brasileiros ou estaduais. Foram dois meses de treinamento com o objetivo de aprender novas técnicas para serem utilizadas aqui no Brasil.

Com 11 horas de treinos semanais, Rafael é tri-campeão da Copa Campo Grande, tri-campeão, por equipe e individual, dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, terceiro colocado na Copa Brasil de Porto Alegre e segundo na de Brasília.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS