Personalidade | Vitor Yoshihara/Esporte Ágil | 12/01/2009 13h38

Personalidade: Marquinhos Cambalhota

Compartilhe:
Sul-mato-grossense é um dos principais destaques do Kashima Antlers. Sul-mato-grossense é um dos principais destaques do Kashima Antlers. (Foto: Kyodo Photo/The Japan Times)

Marquinhos

Criado na cidade de Bataguassu, Marquinhos Cambalhota voltou no mês de dezembro para o Brasil com muito mais peso na bagagem. O sul-mato-grossense conquistou o tricampeonato japonês (da J-League) e a artilharia do torneio, com 21 gols marcados, além de faturar o prêmio de melhor atacante da competição, fatos que nem Zico conseguiu num só torneio.

O jogador completou sua oitava temporada no Japão. Foi o segundo título nacional pelo Kashima Antlers, seu clube atual - o outro foi no ano de 2007. A outra conquista foi em 2003, atuando pelo Yokohama Marinos. Em 2002 formou o ataque do Verdy Tóquio ao lado de Edmundo, sendo apontado por seu técnico na época, Lori Sandri, como mais importante e querido pela torcida japonesa do que o "Animal".

Marquinhos iniciou sua carreira no Operário-MS e logo se transferiu para o Coritiba-PR. E foi no time paranaense, inclusive, que o artilheiro ganhou o apelido de "Cambalhota", num polêmico clássico contra o Atlético-PR. No episódio, o atacante marcou um gol contra o Furacão e na comemoração deu uma "pirueta" na frente de um dos defensores do Atlético, causando irritação da torcida adversária.

Em entrevista para o site da Federação de Futebol de MS, Marquinhos ainda sonha em retornar para o Brasil. "Adoro o futebol japonês por tudo o que ele me proporcionou, mas tenho muita vontade de encerrar minha carreira jogando por um grande clube no Brasil, pois sempre tive o sonho de ser campeão brasileiro, que é um dos principais campeonatos do mundo", afimrou o atleta, que ainda tem a possibilidade de se naturalizar japonês para defender a seleção.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS