Personalidade | Marcelo Eduardo da Silva | 06/10/2008 17h49

Personalidade: Luiz Bonelli Junior

Compartilhe:

Luiz Bonelli Junior

Luiz nasceu em Dourados, cresceu em Campo Grande. Hoje, aos 22 anos de idade, participa do World Muay Thai Championship (Mundial da modalidade) 2008, realizado na Coréia do Sul. Entre seus principais títulos estão o tetra no Estadual e o Brasileiro 2008.

Praticante de muay thai há quatro anos, Luiz chegou a ficar um ano parado recuperando-se de uma ruptura dos ligamentos do ombro direito, que necessitou de cirurgia e fisioterapia. Treina três horas por dia, de segunda a sexta. Luiz diz que as dificuldades para competir são muitas, mas "que os obstáculos estão aí para serem ultrapassados". "O reconhecimento é difícil neste esporte. Para eu poder treinar em uma academia tive que vencer um brasileiro. Hoje, recebo o grande apoio da academia Espaço Eficient (na rua Arthur Jorge). Que acredita no meu potencial e contribui para meu treinamento."

O atleta se diz "indignado" com "falsas idéias" que fazem dos esportes de luta modalidades consideradas violentas. "Por exemplo, reportagens que saem falando sobre as crianças lutando na Tailândia. Aquela visão é um caso isolado. Agora, se você for buscar patrocínio, buscar apoio, fica difícil, pois, não se trata de um esporte olímpico e tem essa visão errada de que é violento."

Para Luiz, que está no segundo ano de educação física, os esportes de luta ajudam na formação pessoal dos praticantes: "Auxiliam na formação do caráter. Porque trazem disciplina. Se tiverem bons professores, vão entender que não é briga, mas esporte. Trazem conteúdo, objetivos de vida, esperança, sonhos."

Aos iniciantes no muay thai, o campeão brasileiro diz que "devem se dedicar". Ele enfatiza que os caminhos são longos, mas que os resultados são prazerosos. "Não se pode ficar cego, com o pensamento em um só esporte. Tem que se estudar sobre boxe, sobre jiu-jítsu, por exemplo. Só dessa forma, se cresce. O caminho é difícil, é sofrido. Mas não é impossível."

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS