Personalidade | Jeozadaque Garcia/Da redação | 13/10/2010 14h31

Personalidade: Leonardo de Deus

Compartilhe:
Leonardo está de olho nos Jogos Olímpicos de Londres: “Estou treinando para isso”. Leonardo está de olho nos Jogos Olímpicos de Londres: “Estou treinando para isso”. (Foto: Foto: Sátiro Sodré/CBDA)

Leonardo de Deus

Ele nasceu em Campo Grande em 1991, mas aos dois anos de idade mudou-se para Belém (PA) e hoje é uma das principais apostas brasileiras para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Leonardo de Deus, de 19 anos, tem colecionado bons resultados em 2010 pelo Pinheiros (SP). O primeiro grande momento do atleta este ano foi quando bateu Thiago Pereira, recordista nacional dos 200m costas, nos Jogos Sul-Americanos em Medellín (Colômbia).

Recentemente, disputou o Pan-Pacífico em Irvine, na Califórnia (EUA), e ganhou a final B nos 200 metros borboleta. De quebra, fez o décimo sétimo tempo do ranking Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação). Agora, o foco é o Mundial de Piscina Curta, que acontece em Dubai (Emirados Árabes Unidos) entre os dias 15 e 19 de dezembro.

"Esse é o meu primeiro Mundial Absoluto. Eu consegui a vaga na Copa do Mundo do Rio de Janeiro, onde venci a pova dos 200 metros borboleta com tempo de 1'53''78, e o índice era 1'54''48", disse o atleta, com exclusividade ao Esporte Ágil. "Esse tempo ainda me rendeu a quarta posição no ranking Mundial de piscina curta", acrescenta Leonardo, que irá disputar os 200 metros borboleta e 100 e 200 metros costas em Dubai.

Olimpíada - Para o campo-grandense, os bons resultados deste ano o credenciam para disputar a Olimpíada de Londres. "Estou treinando para isso", garante. Porém, para garantir uma vaga, terá adversários de 'peso', como o paraibano Kaio Márcio, sétimo colocado dos 200 metros borboleta em Pequim (2008).

"A especialidade dele é a prova dos 200 metros borboleta, assim como a minha. Mas no esporte de alto rendimento são muitas variáveis que influenciam no resultado: é a parte física, psicológica, nutricional, biomecânica... Eu destaco a parte psicológica", receita o nadador, fã declarado do norte-americano Michael Phealps.

'Evasão' de atletas - Leonardo não chegou a competir por Mato Grosso do Sul, e por isso não enfrentou 'percalços' que alguns atletas locais enfrentam, como a falta de apoio. Para evitar que nadadores saiam do Estado por não ter incentivo, o atleta sugere uma nova política de incentivo para o esporte.

"Hoje é normal. Porém os estados deveriam ter uma política de incentivo para o esporte, para que não acontecesse essa evasão. O Estado não proporciona as condições adequadas para o treinamento, aí nós temos que procurar estrutura para crescermos e nos manter no esporte de alto rendimento. Nesse contexto, poucos clubes privados dão a continuidade necessária", finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS