Personalidade | Da redação | 13/07/2007 16h16

Personalidade: Juliana Cardoso da Silva

Compartilhe:
Juliana já foi convocada para a seleção brasileira de futsal e também de futebol de campo. Juliana já foi convocada para a seleção brasileira de futsal e também de futebol de campo. (Foto: Esporte Ágil / Osvaldo Sato)

Juliana Cardoso

A atleta Juliana Cardoso da Silva, de 21 anos, começou a praticar a praticar futebol no time da Associação Atlética Moreninhas, há 10 anos, com o treinador Anísio e, desde então, não parou mais. "Comecei a jogar com os meninos na rua e logo depois, no time das Moreninhas; sempre tive facilidade com os fundamentos deste esporte, vi que tinha habilidade e escolhi este esporte para praticar", afirma a atleta, que defende a equipe da Mace/Uniderp nas competições de futsal e continua atuando no time da Associação Atlética Moreninhas nas disputas de futebol de campo.

Juliana foi convocada duas vezes para a seleção brasileira no ano de 2005, sendo uma na equipe de futsal e outra no time sub-20 de futebol de campo. A atleta recebe bolsa de estudos na Uniderp e cursa a graduação em fisioterapia. "Gostaria poder jogar em algum país onde a modalidade feminina seja respeitada, fazer uma pós-graduação e jogar futebol".

Dentre os torneios que ela afirma estarem marcados em sua memória, estão os títulos da Taça Canarinho (tetracampeã) e a terceira posição na Taça Brasil Sub-20 com a Mace/Uniderp, posição inédita para o Estado. Nesta sexta-feira (13/07), ela inicia a disputa da IX Copa Mercosul, defendendo a equipe da Associação Atlética Moreninhas

Sobre o desenvolvimento do futebol feminino na cidade, ela conta que existem muitos times nos bairros, mas estes, na maioria da vezes, não possuem verba nem para pagar as inscrições do torneios oficiais, que estão esvaziados por causa disso. "Se você for à um campeonato nos bairros, na periferia, vai ver que existem diversas equipes", disse. "Falta maior apoio do empresariado, tanto para as atletas que estão começando, quanto para que alguma de nossas equipes possa disputar uma liga nacional; falta divulgação da modalidade também e isso pesa bastante".

Ela acredita que a disputa do futebol feminino e o desempenho de nossa seleção nos Jogos Pan-americanos podem ajudar na divulgação da modalidade no Brasil. "Acho que essas meninas irão conquistar uma medalha, pois é um time experiente, e poderão divulgar mais o esporte", afirmou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS