Personalidade | Da redação | 09/11/2009 13h47

Personalidade: Josiane Grunewald Marangon

Compartilhe:
Josi no “aquecimento” para a decisão da Copa Cidade em Campo Grande. Josi no “aquecimento” para a decisão da Copa Cidade em Campo Grande. (Foto: Foto: Jeozadaque Garcia)

Josiane Marangon

Gaúcha de nascimento, mas criada em Campo Grande, Josiane Grunewald Marangon jogou vôlei profissional por muitos anos, defendendo equipes como BCN Osasco, MRV Minas e Flamengo, clube pelo qual conquistou a Superliga na temporada 1999/2000, sua última como profissional. Em outubro deste ano, esteve em Campo Grande e ajudou a equipe da Unaes/Anhanguera a conquistar o título feminino da Copa Cidade de Campo Grande de Voleibol.

A atleta se interessou pelo voleibol aos 11 anos, quando estudava na Mace. "Chegou um professor de fora e montamos um grupo de meninas para treinar", lembra a atleta, que tomou gosto pelo esporte e teve a oportunidade de se transferir para São Paulo em 1988, chegando a defender a seleção brasileira adulta na década de 90.

Para ela, a principal diferença entre o voleibol dos grandes centros e de Mato Grosso do Sul, está na quantidade de equipes. "Aqui a gente vê duas ou três equipes disputando um torneio em condições de chegar ao título. Em São Paulo, a gente vê 20 ou 30 equipes. O trabalho de base é mais intensificado também", frisa.

Consagrada nas quadras do país, Josi, como é chamada, tem a intenção de ser tornar um "espelho" para as atletas sul-mato-grossenses. "Quero mostrar para os jovens que é possível sair de um Estado, que não tem tanta expressão no voleibol profissional, e conseguir se transformar em um atleta profissional", afirma.

Nome: Josiane Grunewald Maragon

Apelido: Josi

Data de nascimento: 29/06/1972

Idade: 37 anos

Altura: 1,82 m

Peso: 69 kg

Habilidade motora manual predominante: Destro

Posição que joga: Central/Líbero

Cidade em que reside atualmente: Sorocaba (SP)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS