Personalidade | Rosália Silva/Da redação | 06/02/2009 14h08

Personalidade: Gustavo Calmon

Compartilhe:
Em 2007, Gustavo foi 2º colocado no Brasileiro e 2º no Sulamericano Em 2007, Gustavo foi 2º colocado no Brasileiro e 2º no Sulamericano (Foto: Washinton Kaku)

Gustavo Calmon,

Gustavo Calmon Ribeiro Santana, de 18 anos, conquistou a primeira Bolsa Atleta para um clube Mato Grosso do Sul. Competidor da modalidade orientação, ele que é natural de Rondonópolis (MT) se filiou ao Codac (Centro de Orientação e Desporto de Aventura de Campo Grande). Nas disputas que entrou, conquistou as melhores posições.

Filho do Tenente do Exército Brasileiro, Calmon, Gustavo se filiou ao clube Codac no fim do ano de 2007, quando veio com a sua família para Campo Grande. Desde então tem representado o Estado, a Capital e o Clube nas competições da modalidade desportiva orientação, em todos os níveis. A última vitória dele em Mato Grosso do Sul foi a disputa em duplas no roganing de Bonito.

Na família, uma outra atleta se destaca. A irmã de Gustavo, Glaucia Rocha Santana Calmon Ribeiro, também pratica orientação e pelos resultados obtidos, dará entrada no Ministério do Esporte com o pedido da Bolsa Atleta. Em 2008, ela ficou em 2º lugar no Sulamericano.

Trajetória - O bolsista iniciou no esporte de orientação quando entrou na 5º série de Colégio Militar de Recife, em 2001. A escola por sinal é uma  grande incentivadora do esporte. Em Pernambucano, Gustavo foi campeão nesse mesmo ano na categoria H12N e daí em diante foi só alegria.
 
Em 2002 e 2003 ele foi campeão Pernambucano e Nordestino na categoria H14B. Na categoria H16A, em 2005, ele foi campeão do DF e Brasileiro. Ano em que foi também vice- campeão dos cinco dias de orientação na categoria H16A, em Brasília. Conquistou o 1º lugar do ranking brasileiro ao ser campeão brasileiro e 2º no Sul-Americano, em 2006.

Já em 2007, Gustavo foi 2º colocado no Brasileiro e 2º no Sulamericano, resultado que levou o Codac, no início de 2008, a dar entrada no projeto Bolsa Atleta junto ao Ministério do Esporte.  A Bolsa é nacional e foi publicada em Diário oficial da União no mês de outubro. Desde o mês de dezembro o atleta passou a receber o incentivo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS