Personalidade | Da redação | 09/11/2009 11h20

Personalidade: Alessandro Souza Nascimento

Compartilhe:
Objetivo de Alessandro agora é ter um atleta nas Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016. Objetivo de Alessandro agora é ter um atleta nas Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016. (Foto: Foto: Divulgação)

Alessandro Souza

Aos 37 anos, o campo-grandense Alessandro Souza Nascimento é técnico da equipe de judô do Sealp, de Campo Grande. Recentemente, foi convocado para comandar a Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano Sub-13 e Sub-15, realizado em Porto Alegre (RS) entre os dias 05 e 09 de novembro.

Faixa-preta do 3º Dan e graduado em educação física, conta que descobriu o judô através de um projeto da Academia Rocha, ainda criança. "Nessa época eu praticava futebol e o handebol. Terminava o dia 'moído' de cansaço, tentando praticar as três e não conseguia ter êxito em nenhuma delas devido à sobrecarga dos treinamentos", lembra.

Como atleta, seu currículo é vasto. Doze vezes campeão Estadual, quatro vezes campeão Brasileiro Região V, campeão da I Copa Brasília Internacional de Judô, além de diversas conquista em Jogos Abertos e Jogos Universitários Brasileiros.

Como técnico, é hexa-campeão Estadual, hepta-campeão dos Jogos Escolares da Capital, campeão geral da 10ª Copa Brasília Internacional de Judô, dois títulos Sul-Americanos, e outros. Ele treina atletas como Emory Alves Spontoni, tri-campeã Sul-Americana e que integrou a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20, realizado em Paris no mês de outubro, Jéssica Soares, bi-campeã Sul-Americana e campeã Brasileira Sub-15, e Ana Carla Rios Grincevicus, tri-campeã Sul-Americana e três vezes vice-campeã Brasileira.

Com tantas conquistas, a meta do professor hoje é audaciosa. "Hoje eu já consegui classificar atletas em Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial, agora só falta os Jogos Olímpicos. Com as Olimpíadas sendo realizadas no Rio de Janeiro em 2016, começo a sonhar com algum atleta representado a pátria nesses Jogos. Vamos trabalhar bastante para colocar um atleta lá", planeja.

Alessandro faz questão de agradecer também quem apoia o esporte em Mato Grosso do Sul. "Agradeço a redação do Esporte Ágil, por esse brilhante trabalho que vem fazendo no esporte sul-mato-grossense, ao deputado estadual Márcio Fernades e ao professor vereador João Rocham que sempre nos apoiam. Ao Carlos Alberto de Assis e Julio César Komiyama, a direção do Colégio Sealp, que sempre confiaram no meu trabalho e principalmente aos pais dos meus atletas, por acreditarem que seus filhos poderão ser campeões na vida", finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS