Personalidade | Lucas Castro | 23/05/2019 09h00

Jogador de MS é campeão da Copa e do Campeonato da Bósnia e Herzegovina

Compartilhe:

Atleta natural de Brasilândia-MS transferiu-se para o futebol bósnio em fevereiro deste ano, após passagem pelo Metropolitano, de Blumenau-SC.

O atleta de Brasilândia-MS, município a 352 quilômetros de Campo Grande, Nathan Crepaldi da Cruz conquistou, neste mês de maio, os títulos de campeão da Copa da Bósnia de Futebol (Kup BiH) e da Premijer Liga de Futebol, primeira divisão nacional. O jogador faz parte da equipe do Fudbalski Klub Sarajevo, sediada em Sarajevo, capital e maior cidade da Bósnia e Herzegovina. O país está localizado no leste da Europa. Os títulos foram conquistados nos últimos dias 15 e 18 de maio.

A final da Copa da Bósnia foi decidida contra o Nogometni Klub Široki Brijeg, que também disputa a primeira divisão local. A partida de ida foi 3 a 0 para o FK Sarajevo, que jogou em casa, no Estádio Asim Ferhatović Hase, em 8 de maio. Na volta, realizada no dia 15 de maio, o Široki Brijeg fez 1 a 0, mas o resultado foi insuficiente para ser campeão, na soma dos placares.

O FK Saravejo sacramentou o título da Premijer Liga ao bater por 4 a 0 o FK Zvijezda 09, pela 32ª rodada. O time da capital bósnia terminou a competição na ponta da tabela com 67 pontos, provenientes de 20 vitórias, 7 derrotas e 5 empates. O segundo colocado é o Hrvatski Športski Klub Zrinjski, com 64 pontos, mas sem chances de alcançar o Sarajevo mesmo se igualar a pontuação. A 33ª e última rodada da primeira divisão será neste sábado (25) e o Sarajevo apenas cumpre tabela diante do NK GOŠK Gabela. A elite do futebol bósnio conta com 12 equipes.

Treinamento no CT do FK Sarajevo (Foto: Arquivo pessoal)

Nathan, que estava no clube Clube Atlético Metropolitano, de Blumenau-SC, foi emprestado para o time profissional bósnio, para participar dos campeonatos na Europa. O jogador atua como ala-esquerda ofensivo, o que se remete ao tradicional ponta-esquerda ou extremo-esquerdo. O atleta está no clube bósnio desde 14 de fevereiro de 2019 e seu contrato de empréstimo vai até 30 de junho deste ano.

De acordo com o portal futebolístico alemão Transfermarkt, o FK Sarajevo tem opção de compra do atleta após o término do período de empréstimo. Nathan veste, atualmente, a camisa 37 e está como suplente na equipe, comandada pelo técnico Husref Musemic. O treinador, no entanto, não utiliza muito o jogador no plantel principal.

Nathan Crepaldi tem 19 anos de idade (Foto: Arquivo pessoal)

Desde que chegou ao clube da Bósnia, Nathan entrou em campo em apenas duas partidas da Premijer Liga, totalizando 50 minutos de atuação. O jogador, inclusive, não esteve no gramado em nenhum confronto pela Copa da Bósnia e foi convocado para o banco de reservas em uma única oportunidade.

O brasilandense disse, em entrevista, estar muito feliz por estar colhendo os frutos de uma carreira árdua, que enfrentou desde o início. O atleta agradeceu a Deus, aos seus pais Rose e Adão que sempre o apoiaram, ao seu primeiro treinador de Brasilândia, Everaldo Vieira (Fogoió) e a todos que confiaram e ajudaram ao longo de sua jornada.

Nathan joga avançado pela ala esquerda, o famoso 'ponta-esquerda' (Foto: Arquivo pessoal)

Além disso, o jovem atleta também divide toda a sua alegria pelas conquistas com o povo de sua cidade natal, pelas conquistas adquiridas ao longo dos últimos anos.

Carreira

Nathan começou a jogar futebol aos quatro anos de idade, nas Escolinhas de Futebol de Campo e Futsal da Prefeitura Municipal de Brasilândia, que tem como coordenador e treinador Everaldo Vieira da Silva, conhecido popularmente como “Fogoió".

Tudo isso só foi possível para Nathan Crepaldi graças a uma avaliação do centro de treinamento do ex-jogador Valdeci Basílio da Silva, o "Basílio", em Andradina-SP. Nathan foi levado à "peneirada" por seu treinador Fogoió, junto a outros 45 atletas do município.

Jogador em ação pelo Metropolitano (Foto: Arquivo pessoal)

Naquela época, Nathan ficou entre os 300 atletas aprovados para o projeto do Associazione Calcio Milan, da Itália, no Brasil. O projeto do clube italiano fica na cidade de Pomerodi-SC e o brasilandense se alojado por vários anos. Tempos depois, foi para o C.A. Metropolitano, no qual foi campeão do Campeonato Catarinense em 2018. O atleta já tem em seu histórico três títulos importantes, sendo dois no leste do Velho Continente.

Brasilandense foi campeão catarinense em 2018 (Foto: Arquivo pessoal)

Agora, Nathan terá a chance de disputar a Liga dos Campeões da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) é grande, visto que a equipe bósnia foi classificada para a temporada 2019/2020. O atleta de Brasilândia nasceu no dia 28 de maio de 1999 e está preste a completar 20 anos de idade.

“Parabéns pela conquista, você passou por momentos bons e ruins, mas nunca pensou em desistir. Já é um grande vencedor e um exemplo a ser seguido por todos os atletas brasilandenses. Parabéns também a toda equipe e comissão técnica do FK Sarajevo”, disse seu ex-treinador, Fogoió.

*Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Brasilândia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS