Personalidade | Lucas Castro | 06/06/2019 09h24

AMF leva o nome de Miranda à Copa do Brasil de Futsal

Compartilhe:

Equipe do Portal do Pantanal foi campeã do Estadual 2018, representará Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil de Futsal e pode bater de frente com o Corinthians.

Miranda, o Portal do Pantanal, município localizado a, aproximadamente, 208 quilômetros da capital do estado, Campo Grande. É lá que surge, em 2016, a equipe Amigos do Futsal (AMF), conhecida apenas como AMF/Miranda nos principais campeonatos de futebol de salão sul-mato-grossenses. O ano de criação do time coincide com a primeira edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal.

O auxiliar técnico da agremiação, Ketson Aguiar, conta que o time foi criado numa roda de amigos, que originou o nome de batismo. “O encontro de amigos era num ponto de mototáxi, onde tomávamos tereré e um dos jogadores trabalhava de mototaxistas. Moacir Alves Filho, apelidado de “Moa” e Venâncio Lucas da Silva foram os idealizadores do nome Amigos do Futsal”.

“Dar a vida” pelo companheiro nos jogos. Este é o principal lema da equipe, que leva consigo a amizade em primeiro lugar. “Um joga pelo outro, um cuida do outro dentro de quadra. Essa é nossa maior força”, revela o pivô Marcus Vinicius Brum, o Galego.

Os times de futsal do estado reúnem-se para tentar faturar os prêmios em dinheiro dos principais campeonatos, como a Copa Morena e Taça SBT MS de Futsal, por exemplo. Ketson Aguiar, no entanto, afirma que o desejo por premiações não é o principal foco do grupo.

“A principal característica da equipe é a amizade e o amor pelo futsal, pois ninguém da cidade ganha salário ou algo do tipo para jogar. Ou seja, honramos a camisa e o nome de Miranda. Sempre temos dificuldade para custear viagens, mas conseguimos com a ajuda de amigos, que se tornam patrocinadores do time, além de alguns vereadores, deputados e empresários”, destaca Aguiar, ao Esporte Ágil.

"Correr pelo outro" é o lema do AMF (Foto: Hélio Lima/A Bola Rolou)

A equipe treina quase todos os dias no Ginásio Municipal de Esportes Guilherme Maidana, cedido pela Prefeitura Municipal de Miranda. Aguiar salienta que a equipe tem como ponto forte várias jogadas ensaiadas, principalmente em cobranças de falta, escanteios e triangulações. As “cartas tiradas da manga”, muitas vezes imprevisíveis aos adversários, foram estimuladas após um curso ministrado pelo técnico Luiz Fernando Ferretti.

“Kelvin, meu irmão, trouxe o técnico Ferretti para dar um curso de futsal e aprendemos muito. Ferretti é o maior campeão da história do futsal, treinou Falcão e ganhou vários títulos pela seleção brasileira. Hoje, é técnico da Associação Desportiva Jaraguá, de Jaraguá do Sul-SC”, afirma Aguiar.

Aguiar ressalta que, pelo fato de a equipe pertencer a um município relativamente distante da capital do estado, é difícil participar de campeonatos renomados. “A distância atrapalha. Se não fosse tão longe, jogaríamos outros campeonatos, como a Taça SBT, Jogos Abertos de Campo Grande, Metropolitano, entre outros”.

Conquistas

Em 2017, o AMF/Miranda foi vice-campeão da Copa Morena, ao perder a final para Paranaíba. Um ano anos, o título foi para Miranda, que entrou na competição somente com este nome. A final foi realizada contra Nova Andradina.

Segundo o auxiliar técnico do AMF/Miranda, o vice-campeonato da Copa Morena em 2017 contou com o reforço do fixo Víctor Mello e do pivô John Lennon Silva, que jogava juntos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de São Paulo. Atualmente, Mello defende as cores do clube italiano ASD Sandro Abate Five Soccer, campeão da Copa da Itália Série A2. Já o pivô, atua pelo Kairat Alma-Ata Futsal Club, equipe vice-campeã da Liga dos Campeões da Uefa de Futsal 2018/2019.

AMF tem chance de brilhar a nível nacional (Foto: Hélio Lima/A Bola Rolou)

Ketson Aguiar, possivelmente, estes dois atletas reforçarão de novo o AMF/Miranda na terceira fase da Copa Morena 2019. A equipe está invicta na competição até o momento, com cinco vitórias e um empate. O próximo compromisso será diante das Faculdades Integradas de Cassilândia (Fic), no dia 22 de junho, com local a definir.

Após ficar na segunda colocação da Copa Morena em 2017, o AMF garantiu o acesso à Divisão Especial do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal no ano seguinte. E foi campeão, com apenas uma derrota na campanha.

Representante de Miranda está afiado na Copa Morena 2019 (Foto: Arquivo pessoal)

“Fomos campeões com goleiro menos vazado. Nosso goleiro Marcus Henrique é muito experiente e possui vários títulos da Copa Morena. Atuamos também com Mikhael, uma ‘máquina’ de fixo e com o ala esquerdo diferenciado Marcinho. Muito experiente e técnico, Amadeu, o armador, foi o “cabeça” do time. Bruno, forte e fazedor de gols. Tivemos também nosso segundo goleiro Bruno Almeida, apelidado de ‘Cai-cai’, que já jogou a Liga Boliviana”, relata Ketson Aguiar.

Campeões do Sul-Mato-Grossense 2018 (Foto: Hélio Lima/A Bola Rolou)

“Isso sem falar do nosso pivô Galego, atleta mirandense que já jogou pela Seleção do Estado e participou de um torneio no Japão. Ele também atuou um bom período pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e voltou para Miranda, onde se consagrou o artilheiro do Estadual, com 14 gols”, completa o membro da diretoria do AMF.

A base vem forte - Não é só o plantel principal que se destaca nas competições por Mato Grosso do Sul. A equipe sub-20 do AMF foi segundo lugar no Campeonato Sul-Mato-Grossense da categoria no ano passado. A competição foi realizada entre os dias 11 e 14 de outubro de 2018, no Ginásio Municipal de Bodoquena-MS.

Time sub-20 "deu trabalho" no Estadual da categoria (Foto: Hélio Lima/A Bola Rolou)

Com seis jogos, sendo quatro vitórias, um empate e uma derrota, o AMF foi para a final contra o Bodoquena, equipe da casa. O time mirandense acabou derrotado por 3 a 1 No torneio, o AMF/Miranda contou vários atletas do elenco adulto, com destaque para o atleta Márcio Conceição, o Marcinho.

Copa do Brasil 2019

Por levantar o “caneco” do Estadual 2018, o time mirandense automaticamente assegurou vaga à Copa do Brasil de Futsal 2019, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

A equipe sul-mato-grossense, que passou a se chamar Associação Mirandense Futsal (AMF), por questões formais, estreia na competição nacional nesta sexta-feira, 7 de junho, contra a Associação Sorriso Futsal (ASF), de Sorriso-MT. O time de Mato Grosso confirmou vaga no certame após vencer a primeira edição do Mato Grosso Cup de Futsal.

Equipe de Miranda levantou a taça do Estadual 2018 (Foto: Hélio Lima/A Bola Rolou)

A partida será no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá-MT, às 20h. O confronto é válido pelo Grupo D, na segunda fase do torneio. Após o duelo na capital mato-grossense, a AMF fará o jogo de volta no dia 22 de junho, provavelmente em Miranda, com detalhes a serem definidos nos próximos dias.

A edição deste ano da Copa do Brasil de Futsal tem a participação de 18 equipes e seguirá o tradicional modelo de jogos eliminatórios. Se passar da ASF, a AMF encara o Minas Tênis Clube, de Minas Gerais ou o Sport Club Corinthians Paulista, de São Paulo, que se enfrentam pelo Grupo C. Confira todos os confrontos neste link.

O pivô Galego classificou a participação na Copa do Brasil como um sonho. “Essa participação na Copa do Brasil é um sonho para nós de Miranda. Pela primeira vez, um time mirandense participa de uma competição nacional, um marco histórico para a cidade”.

Ele afirma também que já estudaram o adversário da estreia por meio de vídeos gravados de partidas. “Assistimos aos videoteipes (VTs). Percebemos que é um time aparentemente bem organizado e estruturado. A ASF já chegou na semifinal da Copa do Brasil, em 2017. Então, uma equipe bem forte”. No entanto, o atleta acredita que o AMF tem grandes chances de avançar à fase seguinte.

Galego balançou as redes 14 vezes no Estadual 2018 (Foto: Arquivo pessoal)

“Temos certeza que é possível, pois o AMF contrariou, várias vezes, as estatísticas. Então, confio e acredito na força coletiva da nossa equipe. Vamos nos dedicar ao máximo, deixar tudo dentro de quadra, em busca desse objetivo”, confessa Galego.

Motivação compartilhada pelo auxiliar técnico Ketson Aguiar, que certifica conhecer por completo o time adversário. “Vemos a chance de passar de fase. Conhecemos o elenco da ASF, que possui jogadores de grande qualidade e que já rodaram por vários times. Vamos em busca da vitória, mas o empate, para ter a oportunidade de resolver em casa, será um grande resultado para nós”.

Ao Esporte Ágil, Aguiar evidencia que a probabilidade de enfrentar o Corinthians na terceira fase motivo ainda mais o clube do Portal do Pantanal. “O sonho de pegar o Corinthians nos motiva. Caso se confirme esse confronto na próxima fase, a nossa equipe vai se desdobrar para sair com um ótimo resultado. Será inédito um time do Mato Grosso do Sul, principalmente do interior, jogar contra um time da Liga Nacional Futsal, como a equipe corintiana”.

AMF aposta em jogadas ensaiadas para surpreender adversários (Foto: Hélio Lima/A Bola Rolou)

Por sua vez, o Galego salienta que o possível duelo contra o time da capital paulista é uma oportunidade para “agradar” potenciais observadores, os conhecidos “olheiros”. “Com certeza é uma chance de mostrar técnica e habilidade, é uma vitrine para nós. Temos vários jogadores com potencial de jogar em times grandes. E essa possibilidade de jogar contra o Corinthians nos motiva muito. Uma visibilidade dessa não acontece com frequência. Estamos levando isso com uma oportunidade única”.

A AMF/Miranda vai à Copa do Brasil com a seguinte delegação:

Jogadores: Marcus Henrique (Marcão), Bruno Brito, Bruno Almeida (“Cai-Cai”), Amadeu, Mikhael Jesus, Moacir Alves (Moa), Márcio Conceição (Marcinho), Marcus Vinicius (Galego), Venâncio Brum, Armando Casanova (Armandinho), Helsias Almeida, Eder Liso, Murilo Ribeiro, Gabriel Greco, Geovani Britto, John Lennon Silva, Víctor Mello, Kakalo, João Lucas, Chico, Kazão, Binho, Jaqueta e Thiago Binatti.

Técnico: Kelvin Vandre
Comissão técnica: Renan Fonseca (Renan AP) e Ketson Aguiar

AMF leva na bagagem o sonho de despontar nacionalmente (Foto: Arquivo pessoal)

A partida entre Associação Sorriso Futsal (ASF) e Associação Mirandense Futsal (AMF) será transmitida ao vivo por meio deste link.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS