Paradesporto | Com Globo.com | 12/08/2007 18h11

Parapan começa; sul-mato-grossenses participaram de festa

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Os Jogos Parapan-Americanos estão oficialmente abertos. A cerimônia, que durou duas horas, foi marcada por muita festa e música. Houve apresentações de grupos de dança e malabarismo, além de Ana Costa, que interpretou "Viva essa energia", Adriana Calcanhoto e Daniela Mercury, que encerrou o evento com muito samba. "Achamos tudo simples diante deles", afirma a cantora baiana.

Veja mais: Campo-grandenses formam a base do Brasil no futebol 7 PC.
Veja também: Rosenei Herrera quer conquistar três ouros no Parapan 2007.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando a pira parapan-americana foi acesa pelo ex-atleta Luiz Carlos Pereira. Ele obteve três recordes mundiais nos arremessos de peso, dardo e disco, nas Paraolimpíadas de Seul, em 1988.

Cerca de 1.500 convidados do governo acompanharam o festa, que não foi aberta ao público. Além de alguns voluntários, o governador Sérgio Cabral, o prefeito César Maia, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e a secretária de Ação Social e Direitos Humanos do Estado do Rio, Benedita da Silva, acompanhada do marido Antônio Pitanga, assistiram ao evento.

A cerimônia começou pontualmente às 13h, quando a bandeira do Brasil foi levada ao centro do ginásio pelos Dragões da Independência, que fazem a guarda presidencial. Em seguida, houve a apresentação de "Viva Essa Energia", música-tema da competição, interpretada pela cantora Ana Costa.

Depois, os atletas paraolímpicos entraram na Arena ao som do samba. Os cadeirantes eram os mais empolgados. Tanto que fizeram rodadinhas com as suas cadeiras e ensaiaram uns movimentos. Além disso, contaram com a animação dos instrumentistas da Beija-Flor, que durante o percurso de entrada dançaram para eles.

Durante a passagem dos atletas parapan-americanos do Brasil, os convidados que prestigiaram a cerimônia de abertura do Parapan, na Arena Olímpica, ficaram de pé e aplaudiram muito a delegação. Ao som do "Brasileirinho", o nadador Clodoaldo da Silva, porta-bandeira do país, entrou na Arena muito feliz e atrás dele, a delegação brasileira chegou muito animada. Os voluntários que empurraram os cadeirantes também mostravam muita empolgação.

"Foi tudo maravilhoso meu coração ainda está a mil por hora", fala o sul-mato-grossense Luciano Gonçalves, atleta do futebol de sete de Campo Grande. Já são 10 anos de seleção brasileira e títulos internacionais. 

Durante o discurso do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o público vaiou o prefeito Cesar Maia e o ministro do Esporte, Orlando Silva, que representava o presidente Luis Inácio Lula da Silva. O único poupado das vaias foi o governador Sérgio Cabral, que minimizou a situação.

"Estão todos de parabéns, para mim não é gratificante não ser vaiado. O que importa é ver o evento ser realizado com grande sucesso", afirma o governador.

Como prevê o regulamento, na falta do presidente do país, o governador Sérgio Cabral teve o privilégio de declarar aberto os Jogos Parapan-Americanos Rio 2007. Da Tribuna de Honra, de frente para o megapalco, ele fez seu discurso. Sérgio Cabral também fez questão de ressaltar o exemplo dos atletas paraolímpicos.

"Essa cerimônia é muito emocionante e me sinto ainda mais orgulhoso porque esta é a primeira vez que o Pan e Parapan são realizados na mesma cidade. O Parapan é uma lição de vida para todos nós. É nessas horas que temos que valorizar ainda mais a nossa vida, é uma total superação de limites", diz Cabral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS