Paradesporto | Da redação | 26/05/2008 18h06

Paraatletas sul-mato-grossenses correm atrás de patrocínio

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Oito paraatletas sul-mato-grossenses da Associação Driblando as Diferenças (ADD) podem perder uma oportunidade de ouro, graças à falta de incentivo do poder público e privado. Sem dinheiro, a delegação corre o risco de não participar da etapa nacional do Circuito Loterias Caixa Paraolimpico, em Uberlândia (MG), competição que torna apto os vencedores à receberem o Bolsa Atleta Federal, programa que paga mensalmente R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais) aos atletas. O evento será realizado de 6 a 8 de junho.

Em entrevista ao Esporte Ágil, a professora Marli Cassoli, da ADD, criticou que apesar do crescimento do paradesporto muitos ainda não querem investir o esporte. "Queria que as pessoas entendessem que mesmo com situações ainda um pouco precárias, mas desenvolvendo um trabalho para levar os atletas para competir de igual para igual com grandes centros, aí você chega lá [na etapa regional], se classifica [para a nacional], e o que você vai falar para um ser humano, que foi lá e se superou, e dizer que não vamos para a etapa nacional porquê não temos recurso?"

Dos oito atletas sul-mato-grossenses classificados, dois estão entre os 140 melhores classificados do Circuito Caixa, o que dá direito à alimentação e hospedagem pagas pela organização. O restante das despesas vão ficar em torno de cinco mil reais. "Pedimos novamente à Funesp e ao Fundesporte. A fundação municipal acabou de liberar quatro mil, parcelado em duas vezes, para pagar as despesas da etapa regional, e não pode ajudar mais. A Fundesporte já disse não. Mandamos dez ofícios para vereadores e dez para deputados na segunda-feira passada, mas até hoje ninguém nos ligou", reclama.

Estão classificados para a etapa nacional Clovis Santos de Souza (Disco), Emanuel Rogério de Oliveira (Peso/Disco), Jéssica Barbosa Vaz (100m/200m/400m), Paulo Medeiros da Silva (Disco), Taise Zimmermam (Peso/Dardo/Disco), Yeltsin Francisco Ortega Jacques (1.500m), Thiago Sebastian de Paula Cabana (100m/200m) e Delvio Alexandre de Oliveira (100m/200m) - estes da ADD -, e Mauricio Azevedo (400m/800m), Paulo Basílio (Dardo) e Rosenei Herrera (Peso/Dardo/Disco) - do Caira. Na etapa regional, o destaque da competição foi a atleta Jéssica Barbosa Vaz, de Três Lagoas, que bateu o recorde brasileiro dos 400m na classe T20, com o tempo de 1´15"53. Jéssica é uma das que tem grandes chances de ser beneficiada pelo programa Bolsa Atleta, isso caso consiga ir para Uberlândia.

Os interessados em incentivar podem ligar para Marli Cassoli, nos telefones (67) 9996-9432 ou 3380-2178, ou para Silas Silvestre, pelo telefone (67) 8409-9391.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS