Paradesporto | Da redação | 15/08/2006 12h48

Mato Grosso do Sul assina termo de compromisso com a CPB

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Nesta terça-feira (15), o auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contou com a presença de autoridades que assinaram um termo de compromisso entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a Confederação Para-olímpica Brasileira (CPB).

O termo consiste num projeto piloto que visa implantar no âmbito escolar a educação paradesportiva, que segundo Vital Severino Neto, presidente da CPB, tem como principal função a de oferecer igualdade de direito, de tratamento e nas oportunidades para os alunos especiais. Para isto, serão oferecidas oficinas de ensino paradesportivo para professores interessados.

Segundo Vital, Mato Grosso do Sul agora se tornou a sede da região centro-oeste, assim como Ceará é para o Nordeste, Pará é para o Norte, Santa Catarina é para o Sul e Minas Gerais futuramente será da Sudeste. A partir de agora, a meta para o Esrtado é que cada município tenha pelo menos um profissional qualificado na área paradesportiva.

O Projeto Para-olímpico do Futuro foi firmado entre o presidente da CPB, o presidente da Funesp, João Rocha, e o prefeito municipal Nelsinho Trad, este que ressaltou a inclusão social como meio de superar as dificuldades.

Logo depois, aconteceu uma palestra ministrada por Vanilton Senatore, assessor técnico do Comitê Para-Olímpico. Segundo o porfessor de educação física, foi feito um levantamento pela entidade em 2005, onde se constatou que 80% dos paraatletas tiveram um início tardio no esporte.

"Não sabemos trabalhar com um aluno deficiente, e nós preferimos deixá-lo de lado", problematiza Vanilton, que vê na idade entre 11 a 18 anos a principal defasagem do paradesporto nacional, e que a falha deste se encontra conseqüentemente na escola.

Vanilton espera que o Para-olímpico do Futuro possa levar para dentro das escolas as noções básicas do movimento para-olímpico brasileiro, e ressaltou que o foco principal do projeto é a luta pelo direito a oportunidade da prática esportiva, e não a busca por talentos. "Isso será apenas consequência", finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS