Paradesporto | Da redação | 10/10/2018 09h40

Licurgo de Oliveira Bastos é campeão dos Jogos Paradesportivos

Compartilhe:

Repetindo o feito conquistado na edição deste ano dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino Reme, quando sagrou-se campeã, a escola Licurgo de Oliveira Bastos também ergueu, na tarde desta terça-feira (9), o troféu de primeiro lugar nos Jogos Paradesportivos (Jeres), que este ano realizou sua 11ª edição.

O segundo lugar ficou para os atletas da escola Antônio José Paniago e a terceira colocação foi para a escola Harry Amorim. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no Centro de Formação da Semed e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, superintendentes e técnicos da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Com o objetivo de promover a integração entre os estudantes que praticam os esportes adaptados oferecidos nas escolas pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme, os Jopares reuniram mil alunos de 46 unidades. As modalidades disputadas foram queimada, futsal, bocha paraolímpica, polybat, tênis de mesa, damas e atletismo.

Estrutura e empenho

A secretária de Educação, Elza Fernandes, destacou a participação das famílias nos Jopares o que, segundo ela, serviu como estímulo aos alunos.

“Houve um empenho de todos os técnicos da Deac para a realização do evento, mas a participação e presença dos pais nas competições fazem toda a diferença para as crianças”, destaca Elza.

De acordo com o chefe da Deac, Marcos Antônio Lopes, a prática dos esportes oferecidos pelo projeto auxiliam na recuperação de muitas limitações físicas e intelectuais.

“Tudo isso reflete na qualidade de vida desses alunos e contribui com a socialização”, frisou. Ele também falou sobre a dedicação dos organizadores e da secretaria para aprimorar a estrutura levada ao Centro Olímpico da Vila Nasser. “Desde o ano passado estamos trabalhando para dar mais conforto aos nossos alunos, esse é nosso objetivo”, destacou.

Para a diretora da escola Licurgo de Oliveira Bastos, Claudeci de Paula de Almeida, a conquista dos Jopares representa..uma conquista para todos os alunos participantes.

“A vitória para nós veio em um momento importante, já que há pelo menos três anos não conquistávamos o primeiro lugar, mas a vitória é mesmo dos alunos, que enfrentam todas as adversidades e se superam. O envolvimento dos pais também foi lindo, já que eles estão sempre buscando ajudar, organizando o material e incentivando os filhos”, afirmou.

O desempenho dos atletas em modalidades como damas e no atletismo feminino e masculino contribuíram para a conquista do primeiro lugar na classificação geral escola.

Os Jopares são direcionados aos alunos que participam das aulas oferecidas pela Deac dentro do projeto que desenvolve e incentiva o esporte adaptado nas unidades da Reme. Participaram 1,2 mil alunos com síndrome de down, deficiência intelectual, física, paralisia cerebral, auditiva, visual, autismo e múltiplas deficiências.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS