Paradesporto | Com Dourados News e Campo Grande News | 13/06/2006 04h39

Judoca sul-mato-grossense convocada para Mundial de Judô

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC) convocou 12 atletas que representarão o país, entre os dias 29 de junho a 3 de julho, no Campeonato Mundial de Judô para Cegos em Brommat, na França.

A equipe será integrada por sete homens e quatro mulheres que terão oportunidade de conquistar vagas para os Jogos Paraolímpicos de Pequim em 2008, sendo uma das atletas escolhidas pela Confederação Brasileira de Desportos para Cegos de Mato Grosso do Sul: a judoca Michelle Ferreira (52 kg).

O judô é a única arte marcial disputada nos Jogos Paraolímpicos. Atletas cegos e deficientes visuais lutam segundo as mesmas regras de competição da Federação Internacional de Judô (IJF).

Assim como no olímpico, o judô paraolímpico também se destaca como uma das modalidades que mais conquista títulos para o Brasil. Nos últimos Jogos Paraolímpicos, em Atenas, o esporte conquistou a posição de 5º melhor do mundo.

Atletas cegos ou deficientes visuais lutam segundo as mesmas regras de competição da IJF. A deficiência faz com que os judocas agucem sua sensibilidade, instinto, tato e senso de equilíbrio. Poucos aspectos diferem as competições do judô paraolímpico dos outros eventos de alto nível da modalidade.

São eles: a interrupção da luta quando os oponentes perdem o contato e não há punições para quem sai da área de combate.

Judocas das três categorias oftalmológicas, B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem), lutam entre si e o atleta cego (B1) é identificado com um círculo vermelho em cada ombro do quimono.

A modalidade se tornou paraolímpica em Seul, 1988. A estréia das mulheres foi feita em 2004, nos Jogos de Atenas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS