Paradesporto | Lucas Castro | 23/08/2019 11h40

Judoca de Camapuã participa do primeiro Jogos Parapan-Americanos

Compartilhe:

O Brasil vai em busca do primeiro lugar no quadro geral de medalhas da sexta edição dos Jogos Parapan-Americanos 2019 de Lima, no Peru. As disputas começam nesta sexta-feira (23), com a solenidade oficial de abertura e terminam no dia 1º de setembro.

A dianteira da competição intercontinental é bastante conhecida pelos atletas brasileiros que, desde 2007, não conhecem outra colocação a não ser o topo da classificação. Assim foi no Rio de Janeiro em 2007, em Guadalajara, no México, em 2011 e Toronto, no Canadá, em 2015. Na última edição, o Brasil conquistou 257 medalhas, das quais, 109 foram de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

Para manter a atual hegemonia, a delegação verde e amarela conta com o judô, modalidade que tradicionalmente busca quantidade significativa de medalhas. Na capital e maior cidade peruana, a equipe será representada por 13 judocas, entre eles Luan Simões Pimentel, de 21 anos, nascido em Camapuã, distante a 145 quilômetros da capital estadual. Hoje, o atleta defende o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), de Campo Grande.

O camapuense, que já é um rosto familiar na seleção de judô paralímpico, deslocou-se a São Paulo-SP no último sábado (17), para se concentrar com outros judocas da equipe e membros da comissão técnica no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. No domingo (18), embarcou para o Peru.

As disputas de judô no Parapan de Lima não contarão pontos para a corrida rumo aos Jogos Paralímpicos de Verão de Tóquio 2020. Mesmo assim, em entrevista ao jornal O Estado MS, Luan Pimentel ressaltou ser importante representar o Brasil, principalmente em uma competição internacional. O paratleta competirá na categoria até 73 quilogramas.

“Vai ter outro parapan ano que vem [do judô], que vai valer pontos. Mas, é importante estar representando o Brasil e só isso acaba já sendo uma carga de responsabilidade bem grande, levando o nome do nosso país para uma competição continental. Toda competição é uma oportunidade de ganhar experiência. Esta também é uma delas, já também para se habituar a este tipo de clima de competição”, disse o paratleta ao periódico de Campo Grande.

Esta será a primeira experiência de Pimentel no Parapan. Há dois anos, o judoca participou dos Jogos Parapan-Americanos Jovens, realizado em São Paulo-SP, o que mais se aproxima de uma competição do nível e clima dos Jogos Parapan-Americanos.

Experiência não vai faltar. Pimentel e Rebeca Silva, judocas em ascensão, terão ao seu lado astros mundiais como Antônio Tenório e Alana Maldonado. Estes ajudarão, aliando experiência, juventude e disposição, a delegação tupiniquim a pelo menos repetir a edição de 2015, em Toronto, quando o país trouxe na bagagem sete medalhas, das quais duas foram de ouro, duas de prata e três de bronze.

“Já participei de três Parapans. A gente está com muita vontade de competir e trazer um belo resultado para o Brasil”, destaca Tenório, bronze há quatro anos, ao site oficial da CBDV. Ele ainda coleciona uma prata em Guadalajara-2011 e um ouro no Rio-2007.

“O Parapan é uma competição muito importante, muito forte, temos toda a mídia voltada a nós, atletas. Estamos muito motivados”, afirma Alana, prata em Toronto e atual líder do ranking mundial na sua categoria (até 70 kg).

Além da excelência oferecida aos atletas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, palco de quatro fases de treinamento nesta temporada, a seleção brasileira fez um tour pelo mundo em busca de aprimoramento técnico. A lógica é simples: ao participar dos principais eventos fora, os judocas duelam contra rivais que, tradicionalmente, encontram nas retas finais das competições.

No mês passado, por exemplo, os brasileiros estiveram em Hirosaki, no Japão, para uma fase de treinamentos no palco do nascimento da modalidade. Ainda em 2019, passaram por Alemanha, França, Azerbaijão e Estados Unidos lutando contra os adversários da elite em torneios de ponta.

“O que posso falar é que esperamos fazer uma grande competição devido aos bons resultados que obtivemos durante 2019. Essas competições e treinamentos fora do Brasil têm sido fundamentais em nossa preparação visando Tóquio 2020”, afirma o técnico Alexandre Garcia.

Confira a programação do judô no Parapan de Lima (horários de MS):

Sábado, dia 24/08 – 10h às 14h30

Anderson Wassian da Silva

Thiego Marques da Silva

Giulia Dos Santos Pereira

Karla Ferreira Cardoso

Antônio Tenorio da Silva

Arthur Cavalcante da Silva

Julio Cesar Santos da Conceição

Domingo, dia 25/08 – 10h às 14h30

Harlley Damião Pereira Arruda

Luan Simões Pimentel

Lucia da Silva Teixeira Araujo

Alana Maldonado

Meg Rodrigues Emmerich

Rebeca Souza Silva

*Com informações da CBDV.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS