Paradesporto | Da redação/com O Estado MS | 11/06/2013 11h51

Judoca comemora retorno para a seleção paralímpica

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A lutadora campo-grandense Victória Santos de Almeida, 20 anos, está entre as convocadas para defender a seleção de judô no Parapan-Americano da IBSA e US Open, que acontece em Colorado Springs, nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 18 de julho. Victória retorna a seleção depois de ter sido cortada dos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012. A lista de convocados inclui também a presença da sul-mato-grossense Michele Aparecida Ferreira, que hoje defende a INV de São Paulo, categoria meio-leve (até 52 kg).

Recuperada da lesão no joelho esquerdo que tirou da Paraolimpíada, Victória iniciou a temporada conquistando o principal título nacional no peso médio (até 70 kg), o Grand Prix de Judô para Cegos e Deficientes Visuais, realizado em São Paulo (SP). A volta à seleção trouxe o “sorriso” à lutadora, que lamenta até hoje não ter ido disputar os Jogos Paraolímpicos.

“Ficou aquele sentimento de frustração. A gente treina por quatro anos para chegar às Olimpíadas e por uma lesão, todo trabalho é jogado fora. Tudo isso serviu de crescimento para que eu possa chegar forte nos Estados Unidos e ganhar a medalha de ouro”, espera.

Victória foi cortada das Paraolimpíadas por ter rompido parcialmente o ligamento do joelho esquerdo. A lutadora ainda está em processo de recuperação. Depois das sessões de fisioterapia, ela deu início ao trabalho de fortalecimento muscular.

O ano de 2013 está sendo “especial” para lutadora, além de retornar aos tatames, ela começou o primeiro ano de faculdade em Educação Física.

“A rotina está sendo bem intensa. Aula de manhã, e treino à tarde e à noite. Estou fazendo a minha parte para trazer mais medalhas”, sorri.

O Parapan-Americano da IBSA é o evento principal que a seleção paraolímpica de judô vai participar neste ano. O CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro) resolveu antecipar apresentação dos para-atletas. Entre os dias 18 e 28 deste mês ocorre a terceira fase de treinamento, na cidade de São Paulo (SP).

Participam também os lutadores convocados para o Mundial de Jovens para Cegos, que será realizado em julho nos Estados Unidos. Na lista, está o sul-mato-grossense Nathan Freitas Reliquias, de 17 anos. O judoca vem se destacando no cenário nacional, na última edição dos Jogos Paraolímpicos Escolares foi medalha de ouro no peso até 81 kg.

“É a primeira vez que fui convocado para a seleção. Estou muito feliz pela oportunidade. Desde o ano passado almejo a vaga e neste ano fui chamado. Será a minha primeira viagem internacional”,comenta o três-lagoense. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS