Paradesporto | Com Agcom | 17/10/2007 18h25

Jogos Recreativos Especiais vão ter nova data em Dourados

Compartilhe:

Dourados (MS) - A 3ª edição dos Jogos Recreativos Especiais de Dourados (Joresd) teve a sua programação adiada devido a participação dos técnicos no VI Seminário da Rede Municipal de Ensino que está sendo promovido na mesma semana do início dos jogos.

O Seminário que aconteceu dia 16 e 17, no Pavilhão de Eventos é uma realização da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, pelo menos dois mil professores das escolas municipais e Ceim's (Centros Municipais de Educação Infantil) estão inscritos para o evento, que tem como tema "Reorientação curricular: um caminho para promoção da Cidade Educadora".

Os jogos terão sua data remarcada e irão acontecer no Centro de Esporte e Lazer Jorge Antonio Salomão, o "Jorjão". O evento envolverá 120 participantes e servirá de seletiva para os Jogos Recreativos Especiais de Campo Grande, onde competirão atletas de todo o Estado.

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária, Fundação Cultural e de Esportes, Secretaria de Educação e Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa com Deficiência "Dorcelina Folador".

A Escola Especializada Arco Íris - Associação Pestalozzi conquistou o primeiro lugar na classificação geral da segunda edição dos Jogos Recreativos Especiais de Dourados (Joresd) em 2006. Na edição anterior participaram as delegações da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual - Aspadev, do Centro de Apoio ao Portador de Deficiência Dorcelina Folador e da Semed "A" e da Semed "B", em um total de 100 atletas, número que deve aumentar em 20% este ano.

Ações - A Prefeitura de Dourados é das administrações de Mato Grosso do Sul que mais investe em obras e ações para garantir a acessibilidade de portadores de deficiências, pensando nessas pessoas instalou nas esquinas das principais ruas do centro da cidade rampas de acesso para cadeirantes.

Para isso, foram investidos R$ 172 mil na construção de trezentas rampas de acesso aos cadeirantes com recursos viabilizados através de emenda ao Orçamento da União pelo então deputado federal João Grandão e a construção do prédio da Serralheria do Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa Portadora de Deficiência. A intenção é trazer a tona os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiências que são freqüentemente vítimas de preconceito e de discriminação. Na serraria os cadeirantes participam de cursos profissionalizantes, onde os associados produzem, entre outras peças, cadeiras de roda para deficientes.

Além dessas ações, a Prefeitura também realizou a adaptação dos banheiros e construção de rampas em 17 escolas municipais; criação do Núcleo de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais; implantação do Núcleo de Produção em Braille; repasses de recursos financeiros para a manutenção da Apae e da Sociedade Pestalozzi além da cessão de professores; realização de cursos do programa Coletivos do Trabalho no Centro Dorcelina Folador; transporte de índios portadores de necessidades especiais à Apae; curso de Libras para 155 professores e realização de práticas esportivas para os cadeirantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS