Paradesporto | Lucas Castro | 28/04/2019 12h53

Ismac é campeão do Regional Centro-Norte de Futebol de 5

Compartilhe:

O Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), de Campo Grande-MS, confirmou o favoritismo e levantou o troféu de campeão do Campeonato Regional Centro-Norte de Futebol de 5, para pessoas com deficiência visual.

A equipe sul-mato-grossense bateu, por 2 a 0, a União dos Atletas Cegos do Distrito Federal, de Brasília-DF, na manhã deste domingo (28) e trouxe para a capital sul-mato-grossense o título inédito da competição. A decisão aconteceu no Ginásio de Esportes Amando Grecco, em Trindade-GO.

O Ismac detinha o favoritismo na final por ter vencido a Uniace-DF por 3 a 1 na segunda rodada da fase de grupos. Além disso, a equipe sul-mato-grossense fez campanha impecável, vencendo todos os jogos que disputou.

Sensação do campeonato, a dupla Toninho e Marquinhos fizeram um gol cada na finalíssima. Os dois atletas são responsáveis por todos os 14 gols marcados pela equipe no torneio. Cada um anotou 7 gols e dividiram a artilharia da competição.

Dupla de artilheiros Marquinhos e Toninho (Foto: Tadeu Cerqueira/CBDV)

O goleiro Eric Montenegro, em entrevista ao Esporte Ágil, falou da motivação que este título proporciona para a disputa da Copa Loterias Caixa Série A, divisão de elite do futebol de 5 nacional, que ocorre no final de outubro deste ano.

“Só nos motiva em treinar cada vez mais, para estarmos preparados para enfrentar as melhores equipes do futebol de 5 do Brasil. A Série A é outro nível, outro campeonato. Então, devemos trabalhar mais, treinar mais e nos dedicarmos para fazer um bom campeonato”, destacou Montenegro.

Toninho infernizou os adversários no Centro-Norte (Foto: Tadeu Cerqueira/CBDV)

O arqueiro ainda ressaltou o destaque da dupla Toninho e Marquinhos para a conquista do título. “É uma satisfação enorme jogar com esses dois talentos [Marquinhos e Toninho], que passaram pela seleção brasileira. O Marquinhos é tetracampeão Paralímpico e penta mundial com o Brasil. Eles jogaram juntos na equipe de João Pessoa (Apace) por muitos anos, e trouxeram esse entrosamento para completar a equipe”.

O Ismac bateu na trave no Regional Centro-Norte do ano passado, ao perder na final para a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), de Brasília-DF, nos pênaltis. Desta vez, o time campo-grandense deu o troco e eliminou os brasilienses na semifinal, por 1 a 0, disputada neste sábado (27).

Campanha

Na fase de grupos, o Ismac estreou com o pé direito, ao bater a Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas (ADVP-PA) por 3 a 1, na manhã de quinta-feira (25). No mesmo dia, à noite, o time de Campo Grande enfrentou a União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (Uniace-DF) e venceu, repetindo o placar do primeiro confronto.

O Ismac goleou por 5 a 0 a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (ADVAM-AM), na sexta-feira (26), em partida válida pela terceira rodada do Grupo B, e garantiu vaga à semifinal, tendo melhor campanha da competição na fase de grupos.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), reuniu equipes do Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.

Esta é a terceira final consecutiva do Ismac em um ano. Além desta finalíssima, na qual saiu vencedor, o time foi vice-campeão no ano passado do Campeonato Regional Centro-Norte e faturou o título de campeão da segunda divisão nacional (oficialmente denominada Copa Loterias Caixa – Série B), assegurando o acesso à elite do Futebol de 5.

Ismac venceu os cinco jogos que disputou (Foto: Tadeu Cerqueira/CBDV)

O Ismac foi composto por:

Jogadores

Goleiro: Eric Montenegro

Atletas de linha: Marcos Alves Felipe (Marquinhos), Antônio Santos (Toninho), Rodrigo Borges, Evelio Pavón (Paraguaio), Fernando Alves, David Oliveira e Ataualpa Campos (Tatá).

Comissão técnica

Chamador: Júnior Rodrigues
Técnico: Gilson Kamiya

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS