Paradesporto | UOL | 06/09/2008 09h12

IPC barra Clodoaldo e obriga atleta a nadar todas as provas

Compartilhe:

Pequim (China) - O Comitê Internacional Paraolímpico (IPC) informou na madrugada deste sábado que o nadador brasileiro Clodoaldo Silva deverá disputar as mesmas provas individuais em que estava inscrito na categoria S4 se quiser participar dos revezamentos da modalidade em sua nova classe na Paraolimpíada de Pequim, a S5. A ordem faz parte das regras oficiais da competição.

A informação foi dada após as declarações de Clodoaldo de que iria disputar apenas os 50 m costas, sob forma de protesto pelo IPC ter mudado o nadador de classe, da S4 para a S5.

O brasileiro ficou bastante chateado após realizar dois testes funcionais para reavaliação de sua classe, que acabou resultando em sua mudança de categoria. Deste modo, Clodoaldo declarou após os exames que competiria somente na prova dos 50 m costas, em que tem o pior desempenho, ainda assim, apenas porque era obrigado a disputar uma bateria individual para participar do revezamento.

Porém, o IPC barrou a manifestação de protesto do nadador, e o informou que ele deveria competir em todas as provas que disputaria na antiga classe, caso contrario, estaria fora da competição paraolímpica, inclusive do revezamento, única competição que Clodoaldo se disse ainda motivado, por ajudar seus colegas brasileiros.

A única exceção feita é nos 150 m medley, categoria que não existe na classe S5. Deste modo, o atleta que conquistou seis ouros em Atenas-2004, nadará nas provas dos 50 m, 100 m e 200 m livres, 50 m costas e 50 m borboleta individualmente, além dos revezamentos 4x50 m livre e 4x50 m medley.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS