Paradesporto | Da Redação/Com Campo Grande News | 12/12/2012 10h42

Integrada por campeão, escola de canoagem recebe estrutura

Compartilhe:
Além da entrega de caiaques para a escola, Rodrigo Figueiredo ganhou modelo para disputar Campeonato Brasileiro já neste final de semana. Além da entrega de caiaques para a escola, Rodrigo Figueiredo ganhou modelo para disputar Campeonato Brasileiro já neste final de semana. (Foto: Luciano Muta)

Campo Grande (MS) - No calor da manhã de hoje, o lago do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande estava bem movimentado. Na água, atletas da 1ª Escola de Paracanoagem que ganharam da Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), oito caiaques, uma canoa, coletes salva vidas, remos e camisetas.

Em funcionamento desde junho, a escola conta com oito alunos e entre os materiais entregues nesta manhã, está também o pagamento de monitores para as aulas e a construção da rampa de acesso entre a grama e o lago.

“Todo desporto, seja de que modalidade for, é importante além da atividade psíquica, para a atividade física e os paracanoístas têm representado muito bem Mato Grosso do Sul nas competições nacionais”, elogiou o governador André Puccinelli (PMDB).

Além da entrega de embarcações para a escola, o paracanoísta que já acumula medalhas de ouro, Rodrigo Figueiredo, ganhou um caiaque modelo K1 feito de fibra de carbono e que pesa 10 quilos a menos do que o anterior, usado por dele nas disputas.

“Agora com caiaque mais moderno, ele possa ter melhor desempenho ainda. Todos os desportos tem que ser estimulados e eles para que estimulados, possam trazer índices ainda melhores e representar bem nosso Estado”, completou Puccinelli.

O caiaque de Rodrigo já estreia nesta quinta-feira, no Campeonato Brasileiro que acontece até domingo, em Primavera do Leste, no Mato Grosso. A eliminatório é já no sábado e no domingo, são as finais.

Com o novo modelo de caiaque, o atleta fala que muda tudo. “Peso, dinâmica dentro da água. Literalmente vai fazer grande diferença no final, que é de abaixar o tempo”, explica. Rodrigo já é campeão nos 500m e vice na prova de 200m.

A criação e a estruturação do núcleo de paracanoagem vem, em parte, do empenho de Rodrigo Figueiredo. “A gente levou a ideia até a Fundesporte que teve essa sensibilidade”, diz. Para quem já está consagrado no esporte, a paracanoagem é além da atividade física, qualidade de vida, é estar de igual para igual.

“Eu não tenho conhecimento, de uma estrutura como essa no Brasil. Pode parecer coisa pequena, tem rampa, colete, remo, para o tamanho da importância. Será um grande exemplo para os outros estados. É Mato Grosso do Sul fazendo história”, disse.

O diretor-presidente da Fundação, Flávio Britto, explica que as aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na própria Fundesporte. Sobre o investimento nos equipamentos, ele fala “dá toda a condição para trazer medalhas para o Estado”, resume.

Há três semanas como aluna, Débora Benevides, 17 anos, já tem no sangue o gosto pelo atletismo. É campeã no arremesso de peso. Foi pelo atletismo que as portas para canoagem se abriram.

“Gostei realmente e me identifiquei. Dá muito mais ânimo para nós tendo apoio”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS