Paradesporto | O Estado MS | 03/03/2017 11h19

Geração do paradesporto do Estado representa o país no Pan-Americano

Compartilhe:

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens serão realizados de 20 a 25 de março em São Paulo (SP), e a delegação brasileira será composta por 174 paratletas, dos quais 12 são sul-mato-grossenses. Nas modalidades de atletismo, judô, bocha, tênis de mesa e no futebol de 7 PC (Paralisados Cerebrais) estão depositadas as esperanças de medalhas.

Aos 18 anos, a corredora Gabriela Mendonça vai disputar pela segunda vez a competição. Na edição de 2013, disputada em Buenos Aires (Argentina), ela foi medalha de ouro nas provas dos 100, 200 e 400 metros. Há dois anos, ela se mudou de Campo Grande para Santo André (SP) com o objetivo de seguir carreira como velocista. “Meu foco no Parapan é fazer uma ótima marca; será minha primeira competição do ano. Tenho Mundial ainda para disputar. Quero correr muito bem, sei que estou preparada. Esta competição pode me ajudar a chegar a uma seleção principal”, espera a sul-mato-grossense.

Revelada no Tarumã, atleta seguiu para SP em busca de mais estrutura

Gabriela é deficiente visual e surgiu para o paradesporto no projeto social da Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes, no Jardim Tarumã –sul da Capital. O local funciona como polo de treinamento e atende a cerca de 25 atletas e paratletas –a maioria estudantes–, lapidados para competir em alto nível.

A decisão de sair de casa se deve à falta de estrutura e de apoio no Estado: a pista não tem padrão oficial e a maioria das viagens dos atletas é bancada por eles mesmos. “Está sendo uma experiência muito grande esses dois anos que estou aqui; aprendi muitas coisas, novas experiências dentro e fora das pistas. Acho que foi a melhor decisão que tomei em minha vida. Abriram muitas portas pra mim. Sou feliz e realizada de estar na equipe do Sesi-SP; só tenho a agradecer a Deus e ao meu técnico por confiarem em mim”, destacou Gabriela.

A equipe do atletismo vai contar ainda com os sul-mato-grossenses Felipe Marcelino de Almeida, de Campo Grande, Igor Miranda de Souza e Paulo Henrique Andrade, ambos de Dourados.

Mato Grosso do Sul domina seleção brasileira
O coordenador, o técnico, o auxiliar técnico e quatro dos 12 atletas da seleção brasileira de jovens de futebol de 7 paraolímpica são de Mato Grosso do Sul. A convocação foi feita pela Ande (Associação Nacional de Desporto para Deficientes) e a equipe se reúne em Campo Grande para a segunda fase de treinamentos entre 11 e 15 de março.

O técnico da seleção é Wagner Melo da Silva, bicampeão das Paraolimpíadas Escolares com o time de Mato Grosso do Sul. Na equipe estão Carlos Eduardo Ferreira da Silva, Gustavo Carlos de Jesus, Luan Nunes de Freitas e Wesley Gabriel dos Santos Ferreira. O coordenador técnico é o experiente Dolvair Paschoal Catelli, um dos pioneiros do esporte no Estado, com experiência no comando das seleções brasileiras principal e de base.

Completando a lista dos convocados estão Ygor Rodrigues Farias e Marcial dos Santos, pela modalidade da bocha. Luan Simões Pimentel compete no judô, e Iolanda de Almeida Maia no tênis de mesa.

Conforme o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), 11 modalidades serão disputadas no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, inaugurado em maio de 2016. Apenas o tênis em cadeira de rodas terá as partidas no clube Esperia. Há quatro anos, em Buenos Aires, o Brasil liderou o quadro geral dos Jogos Parapan-Americanos, com 209 conquistas –sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS