Paradesporto | Com Assessoria | 14/09/2006 13h49

Funesp e Caira realizam o Brasileiro sobre Cadeira de Rodas

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - As chamas na pira olímpica seguidas do juramento dos atletas anunciaram a abertura do Campeonato Brasileiro de Basquete sobre Cadeira de Rodas. Autoridades do segmento desportivo, em discurso incentivaram o bom desempenho dos atletas de delegações de 12 Estados, mais a de Mato Grosso do Sul. "Realizar uma competição, que é inédita em Campo Grande, em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete e que tem como objetivo principal a inclusão social desses atletas, é motivo de orgulho para nós da Fundação Municipal de Esportes", destacou João Rocha, presidente da Funesp.

Os jogos, que envolvem a segunda divisão do basquebol, acontecem até o próximo domingo. Duzentos atletas disputam seis partidas por dia, durante os quatro dias de competições. Para o auxiliar administrativo de 36 anos, Paulo Sérgio, que participa há oito anos do time Caira Pantanal sobre Rodas, de Campo Grande, dessa vez a alegria e a responsabilidade são maiores. "Estamos jogando em casa, diante da nossa torcida, por isso precisamos fazer bonito nas quadras para garantir lugar entre os três primeiros colocados". O atleta explicou que nos últimos dias os treinamentos estão acelerados.

A técnica da equipe, Yara Yule, acredita que a realização dos jogos na Capital chama a atenção para o paradesporto. "Com a competição acontecendo em Campo Grande, autoridades e empresários podem observar de perto as vantagens de se investir, patrocinar equipes que tem tanta garra, tanta vontade de vencer como estas que estão aqui, principalmente a nossa", frisou.

Jucilene Moraes, a capitã do único time feminino da competição, a equipe do Estado do Pará, conta que viajou três dias de ônibus, com a sua equipe composta por doze atletas. "Saímos de lá no último domingo, dia 10, e chegamos hoje, dia 13 de manhã, mas já estamos recuperadas e prontas para a competição". O time All Star Rodas está formado há dez anos e é tetra-campeão da categoria feminina. Dez atletas do time fazem parte da Seleção Brasileira Feminina de Basquete sobre Rodas. Jucilene garante que mesmo jogando contra os homens, o time vai fazer bonito no Campeonato. "Eles podem até ser um pouco mais forte que nós, mas nós temos como diferencial o raciocínio mais rápido e vamos fazer disso uma vantagem".

A presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol, Maria Naise de Morais, destacou que a competição é muito importante porque as duas equipes que conquistarem melhor desempenho vão subir para a primeira divisão. Além disto, os atletas estarão sendo observados por técnicos da Seleção Brasileira, para compor o time que vai representar o Brasil, no Para-Pan, os Jogos Pan-Americanos para atletas com necessidades especiais, que acontece no Rio de Janeiro em 2007, paralelo aos Jogos Pan-Americanos.

"Quando o atleta participa de um jogo sabendo que está sendo observado, podendo compor a seleção do seu país, a motivação é outra, é um sonho que, naquele momento, só depende dele para se concretizar", observou Maria Moraes. Os jogos acontecem até domingo. Estão inscritas na competição as seleções dos Estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Brasília e Pará.

Fonte/Autor: Neyla Godoi Mtb/SP 41898

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS