Paradesporto | Da redação | 07/09/2018 10h07

Dourados será cidade sede Paralímpica este mês

Compartilhe:

Dourados foi selecionada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para ser uma das 48 cidades sedes do Festival Paralímpico, dia 22 de setembro, evento em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico. A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), intermediou para que o município fosse escolhido e o Comitê definiu as sedes e encaminhou as definições sobre a estrutura necessária. As cidades realizarão simultaneamente o evento com o objetivo de incentivar o esporte, em especial aos atletas paralímpicos.

Por sua vez, a equipe técnica da Funed definiu que no município as modalidades do evento serão bocha adaptada, atletismo e basquete sobre rodas. Toda a programação será no período matutino, no Clube Indaiá. Em Mato Grosso do Sul, além de Dourados, a capital também sediará o evento.

O diretor da Funed, Jânio César da Silva Amaro, diz que um evento como este, inédito em Dourados, foi possível diante de direcionamentos da prefeita Délia Razuk, o empenho da Fundação e o apoio de instituições parceiras.

“A prefeita Délia Razuk solicitou que buscássemos essa condição (de sede), dentro do entendimento de valorizar a prática esportiva no município. E foi por meio da atuação de toda a equipe e, principalmente, dos recentes resultados alcançados pela equipe Paralímpica de Dourados em competições nacionais que foi possível trazer essa ação, a primeira do tipo que acontece no município”, comenta Jânio Amaro.

A coordenadora de Educação Física Escolar da Rede Municipal de Ensino, professora Marisa Araújo, reuniu os apoiadores e equipe na manhã desta quinta-feira, na Prefeitura de Dourados, para tratar sobre a estruturação do evento.

Ela explica que 150 crianças e adolescentes serão envolvidas nas modalidades, sendo 120 com algum tipo de deficiência – física, visual e intelectual. Trinta vagas ficam em aberto para crianças e adolescentes sem deficiência. As inscrições serão para a faixa etária de 6 a 17 anos.

O professor Antônio de Souza Pietramale, que coordena o Projeto Dourados Paralímpico, e que também está à frente do evento, tem feito convites a participantes. As inscrições estão abertas e informações podem ser obtidas na Funed.

As medidas quanto à acessibilidade no local do evento, segurança e a disponibilização de equipe de socorro médico, entre outras exigências do Comitê estão sendo direcionadas pela gestão municipal. Para este apoio, a secretaria de Saúde se une à Semed e Funed para garantir eventuais atendimentos.

O Clube Indaiá, a Anhanguera e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) são parceiros na realização do evento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS