Paradesporto | Com Agcom | 03/12/2007 19h40

Douradenses vencem no polybat do Jores de Campo Grande

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A equipe de Polybat de Dourados sagrou-se campeã dos Jogos Recreativos Especiais (Jores) realizados de 28 de novembro a primeiro de dezembro no Parque Ayrton Senna em Campo Grande.

Os atletas fazem parte do Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa com Deficiência e foram até Campo Grande sob a supervisão do professor de Educação Física, Jair Bento da Costa, o "Jack". Na categoria B1 (deficiente visual total), o campeão foi o douradense José Carmo de Souza e em terceiro lugar ficou a atleta Denise Aparecida dos Santos.

Na categoria B2 (deficiência parcial) a douradense Aparecida dos Santos foi a primeira colocada. Os atletas contaram com o apoio da Prefietura de Dourados por intermédio da Fundação Cultural e de Esportes (FUNCED) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária.

O evento teve por finalidade fomentar e estimular a participação da pessoa com deficiência mental, física, visual, síndrome de down e áudio-comunicação, através de modalidades adaptadas como atletismo, basquete, bocha, futsal, Polybat e Tênis de Mesa.

O Polybat também conhecido como tênis de mesa lateral - é um esporte específico para deficientes físicos. Criado na Inglaterra nos anos 80, o jogo consiste em uma mesa, semelhante à utilizada para o tênis de mesa, só que sem a rede central e com bordas altas nas laterais para evitar que a bolinha saia para os lados.

A raquete fica em contato com a mesa e a altura permite que o usuário de cadeira de rodas tenha fácil acesso. São poucas as informações sobre a prática do esporte no Brasil, mas uma pesquisa inédita realizada na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp aplicou a atividade em pessoas com paralisia cerebral e desenvolveu uma estratégia de ensino para professores. Os resultados foram considerados excelentes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS