Paradesporto | Da redação/com Dourados News | 12/12/2013 12h09

Documentário mostra história de superação de paratletas douradenses

Compartilhe:

Dourados (MS) - 14 minutos que reúnem várias histórias de superação e emoção. Este foi o resultado de um trabalho de acadêmicos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados). O documentário “Dourados Paralímpico: para alguns uma barreira, para eles um desafio” mostra a trajetória dos paratletas douradenses Ana Paula Rodrigues de Souza, Taise Zimermmann, Jonatan Silva Ferreira e Bruno Ximenes.

Apesar das dificuldades impostas por deficiências físicas que carregam desde o nascimento, todos eles conseguiram superar os obstáculos e se tornar atletas de sucesso, alguns inclusive integrantes da seleção brasileira.

O objetivo do grupo formado pelos acadêmicos Amanda Brito, Camylla Galhardo, Jonas Simon, Stefany Cardoso, Rafael Duarte e Eric Rafael foi justamente mostrar de forma simples e objetiva a história de vida emocionante de cada um desses personagens, narrada por eles mesmos e pelos familiares, além do treinador Antônio Pietramale.

“Queríamos escolher algum tema impactante, e entre vários que pensamos em abordar, este foi o que mais chamou a nossa atenção, porque teríamos várias histórias diferentes, mas que giravam em torno da superação e do papel do esporte nisso. Achamos a ideia boa, o professor aprovou, e fomos atrás desses personagens”, contou Amanda.

O trabalho foi supervisionado pelo professor Ulisflávio Evangelista, da disciplina de Práticas Avançadas. Segundo Eric, além de mostrar a história o intuito do grupo era também incentivar a valorização dos atletas, que enfrentam dificuldades e ainda assim conseguem resultados expressivos no cenário paralímpico nacional e internacional.

“Achamos que as pessoas precisam conhecer mais esses atletas, valorizar os resultados que eles conseguem apesar das dificuldades. Eles representam muito bem Mato Grosso do Sul, e eu gostei muito de fazer esse trabalho”.

No decorrer do vídeo, familiares, atletas e também o treinador relatam, desde o início, as dificuldades e os momentos de superação de cada um dos personagens principais. Todos muito emocionados de onde conseguiram chegar.

“Nós também nos surpreendemos com a história de cada um deles. Não conhecíamos esses atletas, bem raramente ouvíamos falar. Por isso o resultado ficou dentro do que a gente esperava, que era mostrar a realidade deles e como o esporte pode ser importante na vida de qualquer um. E não só o esporte, mas a vontade de superar as dificuldades. A receptividade do trabalho foi muito boa, conseguimos surpreender as pessoas e passar a nossa mensagem”, finalizou Rafael.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS