Paradesporto | Da redação | 09/12/2010 07h48

Começam hoje os Jogos Recreativos Especiais de Dourados

Compartilhe:

Dourados (MS) - Hoje e amanhã serão disputados no Complexo Esportivo, Cultural e de Lazer Jorge Antonio Salomão, o Jorjão, os VI Joresd (Jogos Recreativos Especiais de Dourados), com a finalidade de promover e estimular a participação da população com mobilidade reduzida nas diversas modalidades esportivas.

De acordo com o atleta cadeirante Arcelino Arce, um dos instituidores do evento, os jogos são a forma que a administração municipal encontrou de valorizar o empenho, a dedicação e os talentos dos deficientes. "Dourados não tinha nada de esporte adaptado, nenhuma competição. Os alunos ficavam nas escolas, nas entidades, e não tinham como mostrar o que aprendiam. Não havia um estímulo para jogar. Agora são eles que cobram os jogos desde o início do ano. Eles querem participar e fazer novas amizades. Por isso é tão importante."

Segundo ele, 165 pessoas se inscreveram nas modalidades. Entre provas de atletismo, basquete em cadeira de rodas e tênis de mesa adaptado para deficientes visuais, pessoas de todas as idades vão poder disputar as medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria.

Para o coordenador geral do Centro da Convivência da Pessoa com Deficiência, Edmir de Souza, a competição é diferente dos jogos usuais em vários sentidos. "A diferença é que, além de os jogos serem adaptados, a equipe envolvida é bem maior. Temos 25 pessoas cuidando da arbitragem, fora os acompanhantes. Mas é diferente principalmente na importância que os jogos têm. São dois dias de confraternização e em termos de auto-estima é fantástico. Eles se sentem muito felizes e valorizados."

O coordenador explicou que foram enviados convites para que as escolas municipais, estaduais e as entidades participem. O trabalho é feito por meio de parcerias. A Medianeira, empresa responsável pelo transporte público na região de Dourados, vai transportar os alunos das escolas até o local dos jogos, enquanto a prefeitura vai oferecer a alimentação.

A cerimônia oficial de abertura dos jogos será hoje, às 8h. A secretária de Assistência Social Maria Fátima Alencar espera a presença da população douradense. "No Joresd, podemos sentir a alegria das pessoas em poder fazer parte deste evento grandioso, em que contamos com a participação efetiva dos atletas com deficiência física, visual, intelectual e auditiva. Os jogos vêm somar com o anseio desses atletas em poder mostrar para a sociedade uma lição de vida, e que todos nós podemos atingir nossos ideais."

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS