Paradesporto | Da redação/com Campo Grande News | 04/12/2013 09h57

Com 3 ouros nas Paralimpíadas Escolares, atleta de 15 anos sonha com 2016

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Mesmo com a falta de estrutura de um centro de treinamentos e a ausência dos incentivos, a atleta paralímpica Gabriela Mendonça Ferreira, 15 anos, garantiu três ouros, ajudando Mato Grosso do Sul a alcançar o sexto lugar nas Paralimpíadas Escolares 2013. Ela faturou medalha nos 100 e 300 metros e também no salto em distância.

Com apenas 30% da visão, decorrente de uma toxoplasmose durante a gravidez da mãe, Gabriela faz parte da seleção brasileira de jovens atletas paralímpicos desde março deste ano. Ela espera com estes resultados seguir entre as selecionáveis e manter assim o patrocínio oferecido pelas Loterias da Caixa. “Foram muito importantes esses resultados, os melhores da minha carreira. Feliz por ter representado bem o meu Estado. Dei o máximo de mim”, comenta Gabriela.

O amor pelo esporte começou aos 10 anos, de uma simples brincadeira nas aulas de educação física na escola. Mas como a própria atleta conta, começou a pegar sério nos treinos há pouco mais de 2 anos, na Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha. “Aos 10 anos, quando estudava na escola Irene Szukala, comecei no esporte através do pedido de um professor. Minha mãe viu, gostou e autorizou. Mas de verdade comecei levar a sério em 2011”, revela.

Ela segue treinando 2h30 por dia na mesma escola estadual, mas lamenta a situação para atletas na Capital e no Estado. “Tem muita dificuldade para treinar, isso prejudica muito. Mas temos que superar. É muito difícil pra gente, se a atleta não tem cabeça boa, acaba desistindo, conheço diversos casos de colegas que pararam”, conta Gabriela.

O maior sonho da atleta é disputar os Jogos Paraolímpicos, ou melhor até mais. “Meu sonho é estar em 2016 e disputar mais duas”, almeja.

Gabriela passa por exames pelo menos quatro vezes ao ano. De acordo com os médicos, seu caso é instável, tanto pode melhorar a visão, ou até mesmo piorar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS