Paradesporto | Da redação/com O Estado MS | 27/12/2013 10h22

Campo Grande vai sediar o maior torneio de judô para cegos do país

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Os principais judocas paraolímpicos do país vão estar em Campo Grande no final do ano que vem para a disputa da etapa final do Grand Prix Infraero. A Capital vai receber pela primeira vez a maior competição do país de judô para cegos nos dias 21 a 23 de novembro. O evento foi confirmado nesta semana com o anúncio do calendário da CBDV (Confederação Brasileira de Deficientes Visuais).

Para esta edição está prevista a participação de 150 lutadores, inclusive, os judocas que estiveram representando o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012: Lucia da Silva Teixeira, Harlley Arruda, Roberto Silva, Antônio Tenório da Silva, Deanne Almeida e a sul-mato-grossense Michele Ferreira. O presidente da CBDV, Sandro Laina Soares, disse que Campo Grande foi escolhida por fazer parte de um processo da entidade que visa a levar grandes competições para as mais diversas regiões do Brasil.

Segundo ele, o trabalho foi iniciado neste ano quando a cidade de Natal-RN foi a primeira capital brasileira fora do eixo Rio-São Paulo a receber o Grand Prix. “A intenção é levar o judô a onde é realmente disputado. Em Mato Grosso do Sul é visível o crescimento da modalidade, hoje tem três associações com média de 40 atletas disputando todo ano o Grand Prix. Já tinha passado da ‘hora’ da cidade receber o torneio”, comentou o dirigente.

O Grand Prix é disputado desde 2010. A competição é dividida em duas etapas no ano. A primeira vai ocorrer no mês de abril, na cidade de São Paulo-SP, com a participação também de atletas estrangeiros. “Já a etapa de Campo Grande vai reunir somente atletas nacionais. Ela é importante porque vale para a Bolsa Atleta do governo federal”, lembrou.Conforme o calendário da CBDV, Campo Grande recebe também em 2014 o Campeonato Regional Centro-Norte de Futebol de 5 para Cegos.

A competição está prevista para acontecer nos dias 23 a 27 de abril. Os locais das duas disputas ainda serão divulgados. A Capital foi sede neste ano do Regional Centro-Oeste de Goalball. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS