Paradesporto | Com Agcom | 30/11/2007 17h08

Campeões falam em Encontro de Alunos Surdos de Dourados

Compartilhe:

Dourados (MS) - A coordenação de Educação Especial de Educação da Prefeitura de Dourados realizou hoje (30) o I Encontro de Alunos Surdos de Dourados. Alunos de várias idades que não se conheciam tiveram a oportunidade de confraternizar, trocar experiências e ouvir os campeões do futsal para surdos contar suas lições de vida.

O encontro foi realizado em um pesqueiro da cidade e reuniu mais de 40 alunos. Todo o time de futsal também esteve presente no local para incentivar os alunos à prática do esporte e autoconfiança.

Os jogadores explicaram aos alunos que não há diferença nenhuma entre surdos e não surdos dentro do esporte. "Todas as regras são iguais, só muda que o juiz não usa apito, usa bandeira, mas é só isso. A capacidade é igual", afirma o técnico da equipe Olavínio dos Santos que também é surdo.

O capitão do time, Valdeci Marques dos Santos, explica que surdez não é sinônimo de isolamento. "A família tem que incentivar os alunos, não pode deixar em casa, senão ele vai ficar em casa triste. Não precisa ter medo, nós vamos acolhê-los com carinho, tem os intérpretes, as amizades, e os pais tem só que incentivar", explica Valdeci.

Um exemplo das ações de acolhimento do time é Ângelo Rodrigues da Silva, ele ficava em casa sem nenhuma ocupação no Distrito de Vila Vargas, mas depois que conheceu o programa da Prefeitura e o esporte, sua vida mudou. "Minha mãe não queria deixar eu participar, mas os professores e o capitão do time falaram com ela, hoje sou o goleiro e tirei minha carteira de habilitação", explica Ângelo.

O time de Dourados tem nove títulos em dois anos de existência, sendo que sete são de campeão. O professor da Rede Municipal de Ensino, Aurélio da Silva Alencar, aprendeu libras para poder conversar com os jogadores do time que ele se dispôs a treinar e hoje é um dos interpretes que a Prefeitura disponibiliza para lecionar nas escolas do município. "Eu fiz um curso para aprender a conversar com os colegas surdos, hoje ajudo a formar outros professores", explica ele.

Dourados possuiu alunos surdos em 13 escolas municipais e em cinco escolas estaduais. A proposta do encontro de hoje é promover a socialização e a integração dos surdos de todas as idades para que eles possam se conhecer e com isso, trocar informações, contatos e ter a clareza de sua identidade surda.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS